24.10.2019

Dia Municipal para a Igualdade

A comemoração do Dia Municipal para a Igualdade realiza-se em 24 de outubro.

O conceito Igualdade de Género significa que todos os seres humanos são livres de desenvolver as suas capacidades pessoais e de fazer opções, independentemente dos papéis atribuídos a homens e mulheres e, ainda, que os diversos comportamentos, aspirações e necessidades de mulheres e homens são igualmente considerados e valorizados (CIG, 2009).

A Câmara Municipal de Celorico de Basto tem um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género que tem como objetivo a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

No Plano Municipal para a Igualdade enquadra-se cinco áreas no Despacho Normativo n.º 18/2019:

- Igualdade no acesso a emprego;

- Igualdade nas condições de trabalho;

- Igualdade remuneratória;

- Proteção na parentalidade;

- Conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal.

Como forma de assinalar a data comemorativa, bem como, recolhendo desde já, elementos para a realização do Plano Municipal, solicitamos aos colaboradores e colaboradoras que, das cinco áreas enunciadas, sugiram medidas promotoras da Igualdade de Género dentro do município, pretendendo-se, desta forma, contribuir para a melhoria do bem-estar geral.

Solicita-se que preencham o anexo, colocando-o no espaço destinado para o efeito, na receção da Câmara, na secretaria da Zona Industrial, na receção da Câmara Amiga, na receção da Piscina Municipal, na secretaria dos Centros Escolares, e na receção da Biblioteca Municipal.

A promoção e apoio à igualdade de género é um direito para todos e todas com vista a uma sociedade verdadeiramente igualitária, constituindo-se, desta forma, uma ação assertiva e coerente no que respeita à Igualdade de Mulheres e Homens na vida local.

A Conselheira Municipal para a Igualdade de Género, Helena Martinho Costa.