08.09.2019

LUTO MUNICIPAL PELO FALECIMENTO DO SR. ANTÓNIO MANUEL MARINHO GOMES

É com profundo pesar e grande consternação que o Município de Celorico de Basto tomou conhecimento do falecimento, hoje, do senhor António Manuel Marinho Gomes, que exerceu durante 12 anos, neste Município, as funções de Vereador do Pelouro do Ambiente e Urbanismo, exerceu nos últimos 10 anos as funções de Presidente da Assembleia Municipal, e foi durante várias décadas o Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto.

Dada a natureza das funções desempenhadas, a nobreza de carácter, a forma afável, abnegada, leal e integra com que tão insigne filho de Celorico de Basto defendeu os interesses do Município de Celorico de Basto e os Celoricenses, em sua memória e reconhecimento, decreto nos termos do disposto n.º 3 do art. 35º do anexo I à Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, três dias de luto municipal, nos dias 8, 9 e 10 de Setembro de 2019, caracterizado no hastear da bandeira do Município a meia haste em todos os edifícios públicos municipais em que a mesma seja ou deva ser hasteada, recomendando ademais às Freguesias do Município, através das respectivas Juntas, que procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras próprias.

O Corpo estará em câmara ardente no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto, e as cerimónias fúnebres terão lugar no dia 09 de Setembro de 2019, pelas 18:00 horas, na igreja matriz de S. Pedro de Britelo.

Determino, assim, a concessão de tolerância de ponto a todos os colaboradores da autarquia que pretendam participar nas cerimónias fúnebres, a partir das 17 horas do dia 09 de Setembro.

Mais determino a submissão do presente despacho a ratificação da Câmara Municipal na sua próxima reunião.

Celorico de Basto, 08 de Setembro de 2019.

O Presidente da Câmara,