Publicações
Revista Municipal Nº 29

Gestão Urbanistica

Águas

Águas Para Consumo Humano

Qualidade da água

A qualidade da água fornecida aos consumidores é uma prioridade constante do Município de Celorico de Basto. Todos os meses são realizadas várias análises para monitorizar a evolução da qualidade da água, de acordo com um plano de amostragem pré-definido. Todas as amostras colhidas são posteriormente analisadas em laboratório. Este trabalho realiza-se continuamente e em colaboração com as entidades reguladoras e outras entidades ligadas ao sector, nomeadamente o Instituto Regulador de Águas e Resíduos e a Autoridade de Saúde, com o objectivo de garantir em permanência a qualidade da água, em conformidade com o estabelecido no Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de Agosto.
Os resultados das análises são divulgados trimestralmente em editais, nas juntas de freguesia e nesta página.

Perguntas Frequentes

Qual é a legislação que regula a Qualidade da Água?
A legislação que regula a Qualidade da Água é o Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de Agosto, que entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2008.

Qual o número e com que frequência são feitas análises à qualidade da água, por ano, em Celorico de Basto?
A periodicidade das análises depende do grupo de parâmetros a analisar. O número mínimo de análises por zona de abastecimento é estipulado por lei, sendo definido em função do número de habitantes abastecidos, bem como do respectivo volume de água.

O que significa a dureza da água?
A "dureza" na água potável é causada essencialmente pela presença de sais de cálcio e magnésio, sendo considerada"dura" quando existem valores significativos destes sais e "macia" quando contém pequenas quantidades. A dureza da água não implica problemas para a saúde pública.

O que é o pH da água?
O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou basicidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra.

Porque é que, por vezes, a água sabe ou cheira a cloro?
Para assegurar as óptimas características que uma água de boa qualidade deve ter, é necessário adicionar uma pequena dosagem de hipoclorito de sódio. Em determinadas situações, como a intervenção de uma reparação numa conduta, é realizado um reforço na dosagem do hipoclorito de sódio, de forma a garantir a boa qualidade de água nas torneiras. Apesar destas situações, a água pode ser consumida sem qualquer risco.

Qual a importância do cloro?
O cloro é um desinfectante utilizado no tratamento da água, que visa garantir a qualidade microbiológica da mesma, não provocando problemas para a saúde pública.

Porque é que, por vezes, a água sai branca da torneira?
Quando há falta de água ou roturas na rede, as condutas ficam sem água e no lugar dela fica ar. Quando tudo volta ao normal, a água volta com muita pressão e a maior parte do ar sai da rede através de dispositivos especiais. Mas, uma vez mais, pode ficar algum ar dentro dos ramais. Parte deste ar pode sair de uma torneira e parte pode dissolver-se na água. É este ar dissolvido que quando se liberta da água forma bolhas muito pequenas que dão aquele aspecto à água. Se reparar, essa água colocada num copo começa a ficar límpida de baixo para cima. Só o aspecto visual desta água é que pode parecer estranho. A sua ingestão não tem qualquer risco associado. Passado algum tempo, esta situação retorna à normalidade.

Porque é que, por vezes, a água sai turva da torneira?
Quando há roturas na rede de distribuição, é preciso cortar a água, abrir a vala em redor da conduta partida e substitui-la. Como é natural, as condutas ficam abertas, podendo entrar terra. Quando já está tudo reparado, lavam-se as condutas, deixando sair a água suja. No entanto, por vezes, a água ainda fica com alguma terra e é essa água suja que pode sair nas torneiras. Nestas ocasiões aconselhamos deixar correr alguma água até que fique com um aspecto normal.

Factores que podem influenciar as características da água:
A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores e reservatórios do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor. A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor.

Conselhos Úteis:
Após um período prolongado de ausência do local, e antes de beber água, aconselhamos a abrir as torneiras durante alguns minutos para renovar a água que se encontra nas canalizações.

 

Município de Celorico de Basto 2017 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por