Publicações
Revista Municipal Nº 29

Autarquia

Gestão de Qualidade

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A Câmara Municipal de Celorico de Basto obteve em 24 de Janeiro de 2008, da empresa SGS ICS - Serviços Internacionais de Certificação, o certificado no âmbito da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do Município, pela norma ISO 9001:2000.
Essa certificação é válida pelo período de três anos, sendo sujeita a auditorias anuais de acompanhamento, que verificam o cumprimento das regras associadas ao sistema de conformidade implementado.
Em Janeiro de 2009 foi realizada a primeira auditoria de acompanhamento, que confirmou a atribuição do certificado, tendo esta sido já efectuada à luz da nova norma ISO 9001:2008.
A certificação consiste na avaliação por parte de um organismo devidamente acreditado, neste caso a SGS ICS - Serviços Internacionais de Certificação, que atesta que as instituições em causa cumprem todos os requisitos da norma ISO 9001. Desta forma, a produtividade dos serviços desta Autarquia inseridos no âmbito do sistema de gestão da qualidade sai reforçada devido à necessária reorganização dos processos utilizados. É também evidente que a sua imagem para o exterior fica fortalecida, tendo em conta o prestígio a que está associada a certificação.
Com a implementação desta norma, a Autarquia Celoricense pretende, assim, dar garantias da qualidade dos seus serviços, bem como fazer a promoção das suas vantagens competitivas.
O processo decorreu durante um ano e meio, e envolveu cerca de 140 funcionários desta Autarquia.

Política da Qualidade

A Política da Qualidade da Câmara Municipal de Celorico de Basto é direccionada para a satisfação de todos os Munícipes, e assenta nos seguintes princípios:
•Prossecução, nos termos e formas previstas na lei, fins de interesse público, tendo como objectivo principal das suas actividades a melhoria das condições de vida, de trabalho e de lazer dos habitantes do concelho;
•Garantir transparência, rigor e isenção na tomada de decisões;
•Delegar e subdelegar competências com vista à tomada de decisões mais céleres;
•Apostar na inovação tecnológica e facilitar o acesso à informação;
•Dinamizar a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade para garantir o funcionamento adequado das actividades municipais, através da sua execução rigorosa, um controlo eficaz, medição de resultados e capacidade para proceder às melhorias necessárias para atingir os objectivos definidos;
•Promover o aumento das competências e motivação dos colaboradores, aferindo as suas necessidades e expectativas;
•Simplificação e desburocratização dos serviços prestados;
•Fomentar a audição dos Munícipes quanto à qualidade dos serviços prestados;

 

Mapa de Processos

Certificado de Conformidade

Impresso de Resolução de Problemas

 

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