Publicações
Revista Municipal nº 33
Notícias

1400 crianças celebraram o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial da Criança em Celorico de Basto

08-06-2017

“Consciencializar com atividades divertidas”

Ontem, 7 de junho, as crianças do Agrupamento de Escolas tiveram um dia de festa com várias atividades para celebrar o Dia Mundial da Criança e o Dia do Ambiente. As ações decorreram na ecopista, no Mercado Municipal e no Parque Urbano do Freixieiro.

“Hoje, aproveitamos para dar às nossas crianças um dia diferente, celebramos o Dia Mundial da Criança com várias atividades divertidas e o dia mundial do ambiente com a inclusão de atividades que consciencializem para a preservação do meio ambiente” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, em visita ao espaço. O autarca agradeceu a todos os parceiros que tornaram esta atividade possível. “Este trabalho em parceria é muito salutar. Juntos por uma causa que diz respeito a todos, a preservação do nosso meio ambiente. É preciso que as pessoas tomem consciência da importância de separar os resíduos, de manter os espaços limpos, da utilização de materiais reciclados. As crianças merecem toda a nossa atenção e por isso, proporcionamos momentos divertidos associados a momentos didáticos” concluiu.

As crianças, durante a manhã, fizeram uma caminhada pela ecopista, com plantação de camélias e assistiram à peça de teatro “Quem Sou Eu” do grupo Azul diferente da Cercifaf. Durante a tarde, andaram nos insufláveis, fizeram zumba, assistiram à demonstração da equipa cinotécnica e cantaram com as mascotes da Disney e das instituições representadas.

Durante todo o dia, esteve em exposição, demonstração e apoio o espaço saúde, a net móvel, a ciência viva, o espaço GNR, o espaço Resinorte, o espaço Bombeiros entre outros.

O representante da GNR, o cabo da secção de Programas especiais da GNR do Comando do Destacamento de Guimarães, António Mendes, disse que “assinalamos esta data porque faz parte da ordem de operações da GNR, procuramos temáticas que promovam o ambiente por forma a sensibilizar, formar e mudar o paradigma dos “crimes” ambientais. Ao mesmo tempo incutimos atividades onde há interação com animais, com as nossas provas cinotécnicas, para os sensibilizar para os maus tratos que muitos animais são alvo” disse. António Mendes reforçou ainda que escolheram Celorico de Basto para a organização em parceria desta iniciativa porque “consideramos este concelho sensível a estas questões do ambiente, com uma manta florestal considerável, com muitas campanhas de separação de resíduos, utilização de materiais reciclados e outros”.

A iniciativa decorreu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto, a Guarda Nacional Republicana, o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, as Associações de Pais do concelho, a Resinorte, a UCC Mãos Amigas, os Bombeiros Voluntários Celoricenses, o Centro de Ciência Viva, a Suma e a Cercifaf.

Município de Celorico de Basto 2017 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por