81ª Volta a Portugal passa por Celorico de Basto numa das etapas mais emblemáticas da prova

01-08-2019

A Volta a Portugal arrancou ontem,31 de julho, mas já está tudo com os olhos postos na 9ª etapa, dia 10 de agosto, sábado, que passará por Celorico de Basto. Uma etapa que terá, neste concelho, no Viso um prémio de montanha de 2ª categoria e uma meta volante em Fermil de Basto.

Serão 133,5 kms de uma prova exigente para os ciclistas e que atrai centenas de pessoas às ruas para torcer pelos atletas que procuram atingir o primeiro lugar no pódio. A luta pela camisola Amarela prevê-se renhida até à última etapa. Os pontos em destaque serão o Viso e a Vila de Fermil de Basto que contarão respetivamente com um prémio de montanha 2ª Categoria e uma Meta Volante

Celorico de Basto volta a receber esta prova rainha do ciclismo no fim-de-semana que antecede a Feira de Artesanato e Gastronomia.

“Temos locais em Celorico de Basto muito agradáveis para ver de perto a prova rainha do ciclismo. O Viso continua a ser um ponto de referência, mas a vila de Celorico e a Vila de Fermil também apresentam troços muito apreciados para quem gosta de assistir e aplaudir estes corredores. Uma prova que vem acrescentar maior dinamismo cultural e desportivo a esta região” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Esta Volta a Portugal, e esta etapa em particular, apresenta troços difíceis com declives acentuados o que tornam a prova ainda mais aliciante para quem gosta da modalidade. Refira-se que Celorico de Basto tem cada vez mais praticantes de ciclismo, uma modalidade que tem vindo a crescer consideravelmente ao longo dos anos “quer por questões lúdicas quer por motivos de saúde, o que aumenta, a cada edição, o número de adeptos da modalidade a assistir a esta prova, neste concelho”.