revista municipal nº 36

ACES do Baixo Tâmega terá 3 ADC (Áreas Dedicadas ao Covid)

26-03-2020

Residentes em Celorico de Basto integrados em unidade que funcionará em Amarante

Dando cumprimento às normas emitidas pela DGS – Direção Geral de Saúde, iniciada que está a fase de mitigação no combate ao coronavírus, o ACES do Baixo Tâmega instituiu a criação de 3 ADC (Áreas Dedicadas ao Covid) para realização de consultas destinadas ao tratamento de doentes com patologia respiratória, eventualmente suspeitos de serem portadores do coronavírus, separando-os dos outros utentes no sentido de minorar a possibilidade de transmissão da doença.

Em comunicação enviada aos Municípios, o ACES informa que Celorico de Basto agrupará com Amarante, onde estará instalada a ADC que servirá os residentes no concelho. Esta unidade de consulta servirá para a avaliação e tratamento de doentes Covid-19 e estará em funcionamento no Centro de Saúde de Amarante, situado na Rua Nova, S. Gonçalo.

Esta consulta destina-se a utentes que tenham sintomas respiratórios com necessidade de observação médica e funcionará nos dias úteis das 08h às 22h e nos fins de semana e feriados das 9 às 14h. É importante que os utentes façam um contacto telefónico prévio, para serem orientados e encaminhados em conformidade com a situação clínica.

Estará disponível uma Linha Telefónica de Apoio - 255 446 632, de contacto direto dos utentes com profissionais de saúde, para questões relacionadas exclusivamente com Covid-19..

O ACES relembra a importância de cumprir as recomendações da DGS e informa que se tiver tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura igual ou superior a 38ºC), ou dificuldade em respirar, não se dirija ao centro de saúde ou ao hospital.

Contacte o SNS 24 (808 24 24 24) disponível 24h por dia, ou o número 255 446 632 todos os dias úteis das 08h às 20h, e nos fins-de-semana e feriados das 9h às 14h.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados