revista municipal nº 36

Alunos do 1º ciclo de Celorico de Basto sensibilizados para os “Riscos do uso do telemóvel durante a condução”

13-02-2020

A sensibilização para a segurança e prevenção rodoviária chegou aos Alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, de forma lúdica e pedagógica, com a apresentação da peça “Distração digital”. A ação decorreu no dia 11 de fevereiro, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses e contou com a presença, em duas sessões, de todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas.

Esta é uma campanha da Ascendi em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a GNR e a PSP, que com o apoio do Município de Celorico de Basto proporcionou aos alunos do 1º ciclo, uma peça com o intuito de os sensibilizar para o uso “indevido do telemóvel durante a condução”.

Para o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, presente na iniciativa, “esta é das melhores formas de fazer passar a informação, tenho a certeza que as crianças apreenderam o mais importante e em casa irão transmitir aos seus pais a importância de não utilizar o telemóvel enquanto se conduz. Só posso felicitar a Ascendi e a GNR pela forma tão subtil de fazer passar a mensagem”.

De facto esta campanha “insere-se numa estratégia que a Ascendi tem vindo a desenvolver para diminuir os acidentes rodoviários e visa alertar para os riscos do uso do telemóvel durante a condução e sensibilizar as crianças que a longo prazo serão condutores mais responsáveis e a curto prazo irão ser os precursores da mensagem” disse Filipe Melão, responsável da Ascendi.

No mesmo sentido, o cabo Mendes, da GNR, do Destacamento de Fafe, salientou a importância da segurança rodoviária, “estamos convosco para vos mostrar o quanto é importante cumprir determinadas regras, nós trabalhamos todos os dias para manter a vossa segurança e hoje, vamos transmitir muitos ensinamentos que serão muito importantes para a vossa vida e que queremos que transmitam aos vossos pais e amigos, para que também eles possam estar mais seguros e sejam mais responsáveis na condução e na utilização do telemóvel”.

A peça “Distração Digital” foi encenada por Paulo Santos, da Décadas de Sonho, uma companhia com muita experiência neste género de campanhas de sensibilização. Uma campanha que procura inverter os números da sinistralidade uma vez que, grande parte dos acidentes acontece por causa de comportamentos negligentes do condutor.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados