Boletim Municipal nº34/2018

Alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto participam hoje na fase intermunicipal da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura

05-04-2019

A próxima fase do Concurso Nacional de Leitura, a fase intermunicipal, decorre hoje, 05 de abril, na Biblioteca Municipal de Felgueiras. Uma fase que irá apurar os representantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa para a fase final agendada para dia 25 de maio no Altice-Fórum de Braga.

Os alunos apurados para esta fase do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto são 8, dois de cada ciclo de estudos. Do primeiro ciclo está em concurso o aluno Afonso Mota e Silva - EB de Celorico de Basto e Joana Raquel Magalhães - EB nº1 da Mota, do 2º ciclo consta Carlota M. Lemos - EBS de Celorico de Basto e Lucas Novais - EB de Gandarela, do 3º os alunos a representar Celorico de Basto são Matilde M. Sousa - EBS de Celorico de Basto e Cristiano Mota - EBS de Celorico de Basto e do secundário conta com a aluna Gabriela Oliveira - EBS de Celorico e Margarida Rebelo - EBS de Celorico de Basto.

Durante o dia, os alunos serão sujeitos a uma série de provas nesta fase intermunicipal, numa intervenção entre as Bibliotecas Municipais e as Bibliotecas Escolares que colocarão à prova os alunos a concurso.

“Este concurso é um incentivo à leitura, à escrita, ao gosto pela nossa língua materna, é uma celebração da nossa identidade colocada à prova em várias fases num concurso cada vez mais participado numa interação exemplar entre as bibliotecas municipais e as bibliotecas escolares” disse o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Celorico. O autarca continuou afirmando que “felizmente os nosso alunos têm cada vez mais incentivos ao estudo, com fatores motivacionais extra e diferentes do que é habitual como as atividades inseridas no Plano de combate ao insucesso escolar, tudo conjugado ajudará por certo, os nossos alunos a atingir melhores resultados e a gostar de aprender”.

Este concurso Nacional de Leitura integra o Plano Nacional de Leitura 2027 em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões IP), a Direção Geral da Administração Escolar/ Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP) 019, responsável pela cobertura televisiva do evento.