Boletim Municipal nº34/2018

Antigo edifício dos Paços do Concelho em Celorico de Basto com requalificação prevista para breve

13-02-2019

O Município de Celorico de Basto já articulou todos os trâmites e diretivas necessárias para dar início às obras de requalificação dos antigos Paços do Concelho. Uma obra que conta com o cofinanciamento do Programa Operacional Regional Norte 2020 e que manterá as características arquitetónicas do edifício.

“Este edifício é um marco patrimonial do concelho com muito valor arquitetónico e histórico pelas funções que outrora lhe foram confiadas e pela localização, mesmo no centro da vila de Celorico de Basto. Estas obras irão otimizar o espaço no sentido de lhe conferir o conforto e as condições devidas de conservação e de serventia de acordo com as necessidades do Município. Será também um edifício acessível a todos e com gestão energética eficiente” disse o Vereador da câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.

O edifício apresenta uma arquitetura de características tradicionais, cobertura em telha cerâmica, elementos estruturais em pedra granítica e madeira, com fachada em reboco, com elementos decorativos em pedra granítica e azulejos pintados e vãos exteriores e interiores em madeira, apresenta neste momento patologias de várias ordens, algumas graves e estruturais, que carecem de intervenção.

O projeto de arquitetura aprovado caracteriza-se pela requalificação e redistribuição interior, de forma a preservar as características construtivas essenciais e formais da antiga construção, demolindo ou corrigindo toda a compartimentação interior e estrutura existente, onde se verifiquem patologias importantes, adaptando o edifício às exigências de utilização atuais.

Esta obra de requalificação está orçamentada na ordem dos 829.151,02€. Este valor advém, numa primeira fase, da candidatura submetida e aprovada à Reabilitação Urbana no valor de 401.737,00 e aguarda submissão da candidatura à eficiência energética no valor de 359.448,89€.