Arruamento de Agra, uma nova perspetiva da vila de Celorico de Basto

13-05-2019

O Arruamento de Agra, em Celorico de Basto, mostra o crescimento sustentado da vila de Celorico de Basto, um arruamento que irá ser ancora para a consolidação em perspetiva de importantes investimentos privados.

Até ao momento e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte foram desenvolvidas uma série de infraestruturas que contribuirão para a redução das emissões de CO2 nomeadamente a construção de vias pedonais, com 2,72 metros, sendo uma vocacionada para a circulação pedonal, livre de quaisquer obstáculos, 1,40m, e ainda uma faixa com 1,40metros, para a localização de arborização e de diversas infraestruturas e mobiliário urbano. Esta operação visou ainda a criação e uma faixa ciclável pelo lado norte. Com esta ação o Município adota uma estratégia de mobilidade sustentada.

“Sabemos que a mobilidade urbana sustentável contribui amplamente para construir uma sociedade mais justa e equitativa e por isso, temos vindo a articular todos os esforços para melhorar a eficiência e eficácia energéticas e as reduções de CO2. O nosso foco centra-se no crescimento do nosso concelho um crescimento que só faz sentido com a adoção de medidas que preservem o meio ambiente e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, incentivando a comportamento saudáveis” disse Joaquim Mota e silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.