Boletim Municipal nº34/2018

Beca vence primeiro desafio da 2ª Fase da 2ª Divisão Nacional para chegar ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão

28-02-2019

A equipa de Juvenis Masculinos do Beca – Bastinhos Escola Clube de Andebol defrontou em casa, Celorico de Basto, no dia 22 de fevereiro, o ISMAI e conseguiu a primeira vitória na fase de subida à 1ª divisão.

O Gimnodesportivo de Celorico de Basto encheu para apoiar a equipa da casa num jogo frenético entre duas equipas que ansiavam pela vitória. Ao intervalo o Beca perdia por 8-9 mas na segunda parte conseguiu dar a volta ao resultado terminando a partida a vencer por 21-19. A satisfação do treinador era evidente numa fase difícil mas com objetivos concretos. “Estou muito satisfeito, confio plenamente nos meus jogadores e sei que têm capacidade para competir de forma muito competente com qualquer adversário. Hoje, tivemos alguma dificuldade em imprimir o nosso ritmo, e apesar de estarmos a perder durante grande parte do jogo, conseguimos superar o adversário com determinação e empenho dos nossos atletas. Os  adeptos foram fantásticos, e deram um excelente contributo para o resultado alcançado”, disse João Varejão, treinador do Beca.

Antes do arranque do jogo que levou os adeptos ao rubro, toda a equipa de Juvenis Masculinos recebeu as medalhas e a taça de campeões regionais, tarefa a cargo de Manuel Moreira, Presidente da AA de Braga. Um momento que contou ainda com a presença de um representante da autarquia, David Pinto, o sub diretor do Agrupamento de Escolas, Paulo Loureiro, e dois antigos diretores do Agrupamento de Escolas, Ernesto Mesquita e Marcelino Mota.

Segundo David Pinto, responsável pela Coordenação Municipal de Desporto do Município, esta consagração “é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os que fazem parte do Beca, um clube que tem vindo a crescer em atletas, adeptos e parceiros e que tem atingido grandes feitos no andebol. Para o Município é muito gratificante assistir a estes resultados”.

No grupo do Beca constam o Arsenal FC Devesa, o Padronense FC, CC Tarouca, SC Espinho, CDC Santana, ADA Maia / Ismai, CDRJ Anreade.

Na próxima jornada a equipa de Juvenis Masculinos do BECA desloca-se até Gueifães para defrontar a equipa do CDC Santana.

É também importante ressalvar o jogo de domingo, 24 de Fevereiro, em que colocou a  equipa de Juniores Masculinos a disputar a última jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional, frente à equipa do ISMAI. O jogo até começou bem para a equipa do BECA com um parcial de 3-1, mas a experiente equipa do ISMAI, atual 2º classificado, conseguiu aproximar-se do marcador, chegando ao intervalo a vencer por 9-11. Com ambas as equipas já apuradas para a 2ª fase, na 2º parte, e com todos os jogadores a terem a oportunidade de jogar, a equipa do ISMAI venceu por 16-24.

No final desta fase, o 6º lugar obtido pelo BECA garantiu a passagem à 2ª Fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.