revista municipal nº 36

Câmara de Celorico faz entrega de bens essenciais ao domicílio de pessoas com necessidades.

18-03-2020

Projeto Câmara Amiga do Município de Celorico de Basto irá distribuir alimentos, medicamentos e outros bens de primeira necessidade a pessoas com necessidades especiais ou sem retaguarda familiar. A iniciativa pretende reduzir o impacto dos constrangimentos criados pelo coronavírus.

Neste momento difícil, resultante da propagação do novo coronavírus, o Município de Celorico de Basto irá reforçar o seu apoio às pessoas mais necessitadas, em particular os idosos, que pelas suas naturais fragilidades estão considerados como o grupo de maior risco no quadro desta pandemia.

A nova medida de apoio tem um carácter excecional e contempla a entrega ao domicílio de alimentos, medicamentos e outros bens de primeira necessidade a pessoas com necessidades especiais e sem retaguarda familiar. Esta iniciativa será executada pelo projeto Câmara Amiga, que desde 2007 tem desenvolvido diversas iniciativas de apoio e dinamização a este setor da população. A todos os que comprovadamente necessitem deste apoio, a Câmara Municipal disponibilizará os serviços dos seus técnicos, que efetuarão as compras no comércio local e farmácias de proximidade e farão entrega nas casas das pessoas, salvaguardando, nessa entrega, o cumprimento das normas sanitárias e preventivas para a propagação do vírus.

Joaquim Mota e Silva, presidente da autarquia, encara esta ação como “um importante contributo, prestado pela autarquia, num momento particularmente difícil, que afeta de forma ainda mais impactante, uma franja da população já por si bastante fragilizada e que representa uma parte considerável da população do concelho. Com esta iniciativa, o Município faz também uma otimização dos seus recursos humanos, canalizando os recursos da Câmara Amiga para o apoio a estas novas necessidades, que decorrem do momento que vivemos”. O edil acrescenta ainda que “esta é também uma medida de incentivo para que estas pessoas fiquem em casa, cumprindo assim a recomendação mais importante para evitar a propagação desta pandemia”.

Os interessados deverão contactar os serviços da Câmara Amiga, através do número 800 200 320 (Chamada gratuita).

A Câmara Municipal solicita também a quem conheça pessoas necessitadas deste apoio que dê conhecimento aos seus serviços.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados