Boletim Municipal nº34/2018

Caminhada “Entre laços e pirilampos” finalizou mês dedicado à prevenção dos maus tratos na Infância em Celorico de Basto

06-05-2019

Abril é o mês oficialmente instituído pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens para a prevenção dos maus tratos na infância e, como habitualmente, a CPCJ de Celorico de Basto associou-se à Comissão Nacional e ao tema deste ano “Serei o que me deres… que seja amor” e desenvolveu um mês de iniciativas para consciencializar e sensibilizar para a problemática.

Os laços azuis voltaram a ser colocados nas fachadas dos edifícios públicos e das entidades parceiras da CPCJ.

Condições meteorológicas adversas ocorridas durante o mês de abril levaram a que as atividades promovidas pela CPCJ se estendessem até ao início do mês de maio com a caminhada noturna “Entre laços e pirilampos”.

“A nossa intenção é sensibilizar e consciencializar para os maus tratos na infância. Infelizmente ainda há crianças e jovens que sofrem maus tratos sobretudo por escassas capacidades parentais que proporcionam atos de negligência, uma forma de violência junto das crianças e jovens. Nesse sentido, e tal como tem acontecido em anos anteriores, conjuntamente com as entidades de primeira intervenção que integram a CPCJ de Celorico de Basto, voltamos a dar destaque ao laço azul, colocado nas fachadas dos edifícios públicos e das entidades parceiras. Desenvolvemos a moldura dos afetos para sensibilizar nas redes sociais, participamos no laço azul humano promovido pelo Agrupamento de Escolas e terminamos as atividades com a caminhada “Entre laços e pirilampos” referiu Fátima Araújo, Presidente da CPCJ de Celorico de Basto. A Presidente desta entidade disse ainda que e “apesar de nos termos associado ao tema da Comissão Nacional mantemos o nosso tema sempre presente nas nossas ações de sensibilização “Crie laços… Não maltrate… Cuide!”.

“A sensibilização é a melhor forma de prevenir comportamentos negligentes” como referiu Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “ Estas ações ajudam, em primeira instância, a desmistificar uma entidade que existe para proteger e salvaguardar os direitos das crianças e jovens e depois para sensibilizar a população para uma problemática que infelizmente ainda existe na nossa sociedade. A sensibilização não pode ser algo momentâneo e passageiro, mas persistente, que, de facto, toque nas consciências e leve à alteração de comportamentos. Todos somos responsáveis pela construção de uma comunidade melhor” reforçou o autarca.

A Caminhada noturna “Entre laços e pirilampos” foi a última iniciativa promovida no âmbito da campanha de Abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância, e contou com a envolvência da população que se quis associar a esta ação de sensibilização.