Revista Municipal nº 33

Celorico de Basto celebra dia Internacional da Pessoa com deficiência com “Conversas com sentido”

30-11-2018

Várias figuras ilustres marcarão presença numa sessão designada “Conversas com Sentido”, sobre o tema “Vamos ganhar a luta contra a violência sobre a pessoa com deficiência”, no próximo dia 3 de Dezembro, pelas 15h00, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”.

A ação contará com a presença do Provedor Intermunicipal do Cidadão com Deficiência da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Carlos Fernando Peixoto, com um técnico/a da APAV- Braga, com o ativista dos direitos das pessoas com deficiência, cocriador do Movimento “Sim, nós fodemos”, membro da Comissão Coordenadora dos (d)Eficientes Indignados e da direção do Centro de Vida Independente, Rui Machado e com a Conselheira Municipal para a Igualdade, Helena Martinho.

O evento surge de uma organização entre o Município de Celorico de Basto e o CLDS3G e encontra-se enquadrado na III Semana para a Igualdade.

Este “conversas com sentido” será aberto pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que já fez saber da importância de eventos deste género quando está em causa a “igualdade de oportunidades, de direitos, numa sociedade que tem que aprender a respeitar cada um de igual forma, nas suas diferenças. É preciso de facto, refletir nestes temas e combater todas as formas de violência que muitos vivem diariamente”.

De facto, o evento pretende despertar para a temática levando ao debate público num contexto de reflexão onde sejam encontradas estratégias e desafios que combatam eficazmente a violência que assola, tantas vezes, a pessoa com deficiência. “Não pretendemos apenas sensibilizar, pretendemos com isto levar a uma tomada de posição, uma reflexão conjunta que leve a alterar comportamentos, normas, leis, sensibilidades. Pretendemos chegar a conclusões efetivas do que fazer para erradicar a violência sobre a pessoa com deficiência, praticando a verdadeira inclusão”, disse Carlos Peixoto, Provedor Intermunicipal para o Cidadão com deficiência da CIM-TS.

A ação é aberta à população mas dirige-se preferencialmente a públicos estratégicos nomeadamente responsáveis e técnicos de instituições locais, elementos da Rede Social Local e da Rede Integrada de Intervenção em Violência Doméstica.

No mesmo dia, o Centro de Atividades Ocupacionais, irá desenvolver uma ação de rua, com os utentes que integram a instituição, com o intuito de promover a inclusão e pessoas portadoras de deficiência e a convivência social.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados