Boletim Municipal nº34/2018

Celorico de Basto celebra o dia Nacional do Azulejo

06-05-2019

Celebra-se hoje, 06 de maio, o Dia Nacional do Azulejo, e como forma de valorização do património azulejar português, 4 turmas do Secundário do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto vão estar, durante o dia de hoje, no Ateliê de cerâmica de Celorico de Basto a participar em workshops em azulejo.

Este dia visa chamar a atenção para a preservação de um património português único e fomentar a sua valorização junto das comunidades mais jovens, um dia proposto pelo SOS Azulejo ao Parlamento em 2016 e instituído em 2017.

Nesse sentido, durante o dia de hoje, e em jeito de celebração e de valorização deste património, o ateliê de cerâmica, orientado pelo professor Vitor Resende, irá receber 4 turmas do secundário, o 12ºC, 11ºTRB, o 10ºD e 10ºTRB, acompanhadas pelos respetivos professores, Agrupamento de Escolas para participar num workshop em azulejo. Um workshop que prevê agradável, de incentivo ao estudo e que consciencialize para a importância deste património português.

“Esta é uma forma de valorizar um património rico e único e ao mesmo tempo de dar a conhecer um espaço criado para os alunos e para que os alunos possam aprender coisas novas, diferentes, apelativas, fora do plano curricular comum e ao mesmo tempo que incentivem à aprendizagem” disse o vereador da Educação do Município de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.

Este ateliê foi criado no âmbito do plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar numa parceria entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto, a CIM-TS e o Agrupamento de Escolas.