Celorico de Basto com “boom” na construção de obras particulares

20-08-2020

Concelho cada vez mais atrativo para construção de 1ª habitação.

Município de Celorico de Basto verificou, nos últimos meses, um grande número de licenciamentos para a construção de obras particular, 50% superior ao período homólogo de 2019.

A confiança dos Celoricenses evidencia-se no investimento privado que tem crescido de forma exponencial num concelho cada vez mais atrativo nos diferentes setores de desenvolvimento. Ao mesmo tempo tem-se verificado um aumento crescente do número de habitações reabilitadas e direcionadas ao Alojamento Local, um negócio que tem vindo a ser aprimorada e muito procurado sobretudo durante este momento especialmente frágil.

De janeiro a julho já foram licenciados 95 imóveis, o dobro dos licenciamentos no período homólogo de 2019. No mesmo período foram efetuados 18 licenciamentos para alojamento local.

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Urbanismo, Fernando Peixoto, estes dados evidenciam um crescimento substancial de um concelho, devidamente estruturado e planeado, com uma visível confiança dos celoricenses e de muitos outros que olham para Celorico de Basto como lugar ideal para viver. “A nossa realidade territorial tem vindo a alterar-se ao longo dos anos com melhorias substanciais em todos os setores de desenvolvimento. E esse facto não é indiferente aos números que apresentamos, números que demonstram que este concelho é cada vez mais apelativo e diferenciador quando está em causa escolher um lugar para morar, evidenciando-se, nos últimos anos, um excedente na procura face à oferta” disse o autarca, satisfeito com os resultados apresentados.

Para Fernando Peixoto este boom no imobiliário é a certeza de que o Município em sabido, ao longo dos tempos, fazer sobressair as potencialidades do concelho e diminuir as debilidades. “Estamos otimistas e apesar da situação de iminente crise que vivemos face a esta situação do covid, acreditamos que continuaremos a crescer, de forma estruturada e organizada, e a atrair pessoas para o concelho movidas pela tranquilidade e pela proximidade aos grandes centros, pelas infraestruturas de qualidade, pelos apoios que o município tem facultado seja na fixação de empresas seja na busca de emprego, no geral, pela qualidade de vida que o território oferece”.

É importante também ressalvar que a tramitação dos processos de licenciamento no Município de Celorico de Basto é efetuada em tempo record, numa articulação eficaz dos serviços junto dos técnicos/dono da obra. “Esta eficiência na tramitação dos processos é também um fator a favor do crescimento do nosso concelho” ressalvou o autarca.

No mesmo sentido, sublinhou a afluência ao território para gozo de férias, com grande procura de casas de turismo de habitação e alojamento local num concelho “tranquilo, seguro, com património arquitetónico e natural relevante e infraestruturas de qualidade para quem está de férias, no fundo com todas as condições para acolher e acolher bem quem nos visita”.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados