Celorico de Basto com taxa de desemprego de 8,1%

23-08-2019

Descida deve-se à crescente industrialização verificada nos diferentes polos do concelho, ao crescimento na área do turismo, da agricultura e do comércio.

Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, neste último semestre, Celorico de Basto apresenta uma taxa de desemprego de 8,14%, uma taxa inferior à dos concelhos limítrofes, dos Municípios da Região de Basto e do Baixo Tâmega, à exceção de Felgueiras.

Dados que demonstram o dinamismo económico e social do concelho ao longo dos últimos anos. Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, afirma que estes números são o reflexo de um trabalho contínuo em várias áreas de intervenção. “As nossas políticas sociais e económicas assentam em criar as melhores condições para que o investidor olhe para Celorico de Basto como um potencial de negócio, com espaços, pessoas qualificadas, dinamismo, acessibilidades. Ao longo dos tempos, e fruto de uma intervenção assertiva junto de empresários e empreendedores, temos um maior número de empresas no concelho, mais exportações, mais trabalhadores ao serviço nas empresas que, em muitos casos, trabalhavam fora do concelho, ou seja, um maior dinamismo económico”.

O autarca salienta ainda o crescimento do turismo, da Agricultura e do Comércio, setores que têm contribuído para a redução constante do número de desempregados. “Felizmente, Celorico de Basto é um concelho apelativo em várias setores económicos e com um potencial que tem vindo a ser descoberto e alavancado por vários empresários nomeadamente os setores do Comércio, Turismo e a Agricultura. O Município tem vindo a colaborar ativamente para contribuir para esse dinamismo com a criação de atividades múltiplas e atrativas, com o desenvolvimento de infraestruturas e serviços que vão de encontro às necessidades das pessoas e das empresas.