Boletim Municipal nº34/2018

Celorico de Basto dos 300 anos da sede do concelho aos 500 anos do Foral

09-04-2019

Município de Celorico de Basto reúne comissão científica para as celebrações dos 300 anos da mudança da sede do concelho da Villa de Basto (Castelo) para a Nova Vila de Freixieiro (abril de 2019) e dos 500 anos da atribuição do Foral (março de 2020).

Faz neste mês de Abril de 2019, 300 anos que a sede do concelho de Celorico de Basto se transferiu da aldeia do castelo (antiga Villa de Basto) para a atual sede, então designada por Vila Nova de Freixieiro.

No próximo ano (Março de 2020) celebrar-se-á os 500 anos de atribuição do foral ao concelho de Celorico de Basto.

Atenta a estas datas, a Câmara Municipal pretende lançar um amplo programa cultural envolvendo a comunidade local e desencadear um conjunto de iniciativas com a finalidade de aprofundar o conhecimento e divulgação da história do concelho. Neste sentido foi criada uma “comissão científica” composta pelo Prof. Doutor Pedro Vilas Boas, Profª Doutora Isabel Freitas, o Arqueólogo Jorge Sampaio, o professor de história, Pedro Gonçalves e o médico e autor literário, Eduardo Teixeira Lopes, a qual terá por missão dar contributos para a elaboração do programa e sua concretização. Colaborando, sempre que solicitada pelo Município, para a indicação de informação histórica pertinente, relevante e fidedigna a integrar nas celebrações. A primeira reunião ocorreu no sábado, 30 de março, num almoço de apresentação da equipa, conjuntamente com o Vereador da Cultura do Município de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, e o Diretor de Departamento deste Município, José Peixoto Lima.

“A valorização da nossa história passa por torná-la conhecida e reconhecida por todos os Munícipes e por isso contamos com uma comissão científica altamente capacitada, com um percurso profissional e académico invejável, que nos ajudará na elaboração do programa das celebrações dos 300 anos da mudança da sede do concelho da Villa de Basto para a Nova Vila de Freixieiro e dos 500 anos de atribuição do foral” disse Fernando Peixoto, Vereador Municipal.

Para as celebrações dos 300 anos da transferência da sede do concelho da Vila de Basto para a Nova Vila de Freixieiro estão a ser ultimadas algumas cerimónias simbólicas que retratarão da melhor forma este momento histórico e que marcará o início da implementação do Programa Cultural das celebrações.