Celorico de Basto na apresentação os Fins-de-semana Gastronómicos

02-12-2019

Decorreu no dia 28 de novembro no Hotel Fernando Horta, na Lixa, a apresentação dos Fins-de-semana Gastronómicos, o Município de Celorico de Basto fez-se representar na sessão de apresentação do evento com a promoção de algumas das iguarias gastronómicas e vínicas do concelho.

A ação procurou dar o pontapé de saída para os Fins-de-semana gastronómicos que decorrerão em Celorico de Basto nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2020. Um fim-de-semana que pretende valorizar a gastronomia local com enfoque para um prato em particular, o cabrito assado no forno, confecionado, nesse fim-de-semana, pelos restaurantes aderentes à iniciativa.

Nesta ação de promoção, o Município levou para degustação o cabrito assado, as pataniscas, o pão-de-ló, as cavacas, o bolo de cenoura, o vinho verde, e também informação promocional e de merchandising do Município e dos parceiros nesta ação de apresentação dos Fins-de-semana Gastronómicos.

“A gastronomia e vinho são duas razões de excelência para visitar Celorico de Basto. Aqui a gastronomia é de qualidade e o vinho de excelência o que ajuda, de forma considerável, a potenciar o setor do Turismo” disse Fernando Peixoto, Vereador do Turismo do Município de Celorico de Basto. Esta iniciativa em particular “é muito positiva no combate à sazonalidade turística por isso, escolhemos desenvolve-la em novembro, aquando da Feira Anual da Sta. Catarina, para que, em sintonia, possam ser motivos mais que suficientes para atrair turistas e visitantes a Celorico de Basto nesse período do Ano”.

Nos Fins-de-Semana Gastronómicos em Celorico de Basto todos os restaurantes aderentes, o Restaurante Santiago, o Nova Vila, o Grilo, restaurante Adelina, Quinta do Forno, Quinta da Fontinha, Sabores da Quinta e Varanda das Camélias, terão na sua ementa o cabrito assado no forno, as pataniscas e o pão-de-ló como iguarias gastronómicas sempre acompanhadas pelo vinho verde do concelho.

Os Fins-de-semana gastronómicos são uma iniciativa promovida pelo Turismo Porto e Norte de Portugal em parceria com os Municípios aderentes e terminam no dia 29 de novembro de 2020, data do fim-de-semana gastronómico em Celorico de Basto.