Boletim Municipal nº34/2018

Celorico de Basto participou em fim-de-semana cultural promovido em houilles, Paris, cidade geminada

13-06-2019

O Comité de Geminação de Houilles promoveu um fim-de-semana cultural, de 7 a 9 de junho, com as vilas com as quais estabeleceu um protocolo de geminação no qual esteve integrada a comitiva de Celorico de Basto.

Este fim-de-semana foi um momento de aproximação com a comunidade de Houilles que tem uma experiência de 45 anos de intercâmbios com as vilas geminadas. Nesta visita em particular, e como muitas das atividades da geminação vivem da reciprocidade, a comissão de Geminação de Celorico de Basto teve a oportunidade de incluir membros da Universidade Sénior de Celorico de Basto que, em atividades futuras promovidas neste concelho, também serão anfitriões no acolhimento de famílias de muitos países.

“Esta partilha de experiências e de conhecimento cultural e social é a principal forma de criar laços entre comunidades geminadas. É fundamental que as comunidades fortaleçam as relações, conhecendo-se mutuamente e, a partir dai, intensificar uma ligação com intercâmbios mais produtivos para ambas as vilas geminadas” referiu Joaquim Mota e Silva, ciente da responsabilidade destes protocolos de geminação.

Em Houilles, a comitiva presidida pelo Presidente da Comissão de Geminação de Celorico de Basto, Fernando Vilas Boas, agradeceu a forma calorosa como foram recebidos pelo Presidente do Comité de Geminação de Houilles, Joel Zani, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Houilles, Alexandre Joly. “Fomos muito bem recebidos por todos e aproveitamos os momentos culturais e históricos promovidos pelo comité de Geminação de Houilles para conhecer o mais possível da cultura desta região. Em paralelo, conhecemos os outros comités geminados com Houilles, e participamos em reuniões de trabalho conjuntas para planificação de atividades futuras.

Durante os três dias, a comitiva orientou-se por um programa previamente estabelecido pelo Comité de Geminação de Houilles onde não faltou a receção na Câmara Municipal, a vista à cidade de Chartres, e respetiva catedral, e o convívio com as famílias de acolhimento, tal como se prevê em Celorico de Basto aquando da vinda da Comitiva de Houilles e outras cidades geminadas, para participar na Feira de Artesanato e Gastronomia e Festa Internacional das Camélias.