Publicações
Boletim Municipal nº35
Notícias

Celorico de Basto prepara-se para melhorar a eficiência energética da iluminação pública

29-10-2019

Luminárias existentes serão substituídas por Luminárias LED, num total de 1110 luminárias

 

Foi submetida e aprovada uma candidatura ao Programa Operacional Regional Norte que procura demarcar os objetivos do concelho de Celorico de Basto no que respeita a responder a crescentes preocupações de racionalização dos consumos energéticos da rede de iluminação pública.

 Esta candidatura agora aprovada visa um investimento em equipamento para a melhoria de eficiência energética da iluminação pública” [IP], e é constituída por uma intervenção de natureza infraestrutural que tem por objeto a rede de iluminação pública nos Parques Empresariais e nas diversas freguesias de Celorico de Basto, “certos da necessidade cada vez mais urgente, coerente e consciente da racionalização dos consumos energéticos, em consonância com as normativas da União europeia, reduzindo consideravelmente as emissões de Dióxido de carbono, contribuindo claramente para a preservação do ambiente” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. Ao mesmo tempo, “pretendemos reduzir os custos associados à iluminação convencional, numa utilização adequada e eficiente dos recursos”. 

Efetivamente, após a concretização, esta operação contribuirá para a redução em 62,7% do consumo de energia primária e a consequente redução das emissões de CO2 em 93,6 ton/ano.

 Esta candidatura agora aprovada foi submetida ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, inserida no objetivo temático que visa apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono de todos os setores e conta com um investimento total de 207.911,24€, totalmente elegível.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por