Celorico de Basto promove requalificação da Rua Senador Magalhães Bastos

11-02-2019

Obras já se encontram em fase de execução

“Esta rua apresenta algumas características que dificultam a circulação automóvel mas sobretudo a circulação de peões pelo seu acentuado declive e irregularidade do piso. A intervenção é pertinente e urgente numa zona localizada mesmo no coração da vila e que tem vindo a aceder a um crescente interesse do investimento privado” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca referiu ainda que os trabalhos serão executados “o mais célere possível, seguindo as diretivas próprias da obra, por forma a causar o menor transtorno aos seus utilizadores”.

Enquanto a obra decorre o trânsito será efetivamente condicionado estando inviabilizada a circulação naquela rua. Contudo, a circulação será permitida em ruas adjacentes permitindo o acesso aos serviços e habitações existentes próximas da rua.

A intervenção surgiu pelo facto de na rua Senador Magalhães de Basto o pavimento se encontrar completamente deteriorado, composto por uma calçada de pedra muito irregular, alternando pontualmente com pavimentos de cubo de granito. Nesse sentido, a intervenção passará por clarificar a faixa de rodagem, devendo esta ser o prolongamento do desenho urbano definido à cota mais baixa, junto à Praça Albino Alves Pereira. O desenho urbano no início desse arruamento resulta da intervenção feita naquela Praça, apontando-se o arranque deste arruamento com uma faixa de rodagem de 3,50 metros, ladeada por um passeio que acompanha a inclinação do arruamento e ainda uns degraus de granito, de modo a facilitar a circulação pedonal, uma vez que a rua é muito inclinada. Propõe-se então que a faixa de rodagem continue exatamente com o mesmo perfil, sendo esta ladeada por lancis de granito. O pavimento será em asfalto por ser considerar que é o pavimento mais adequado tendo em conta a forte inclinação do arruamento.

As áreas contíguas à faixa de rodagem serão utilizadas para passeios e/ou áreas de estacionamento, mantendo-se a uma cota aproximadamente idêntica à da faixa de rodagem (1 a 2 cm acima), podendo essas áreas intersticiais – entre a faixa de rodagem e os limites de propriedade – serem conjuntamente utilizados como passeios e zonas de estacionamento.

A área de intervenção abrange ainda o largo Prof. António Alves de Moura, por se tratar de uma zona contígua à rua Senador Magalhães de Basto e por se considerar que estas duas áreas urbanas coabitam funcionalmente. Este largo será todo pavimentado à mesma cota, conferindo-lhe um aspeto de Praça regular e homogénea por forma a ganhar características do principal espaço público da zona envolvente à Capela N.ª S.ª da Conceição, devendo ser este o espaço de excelência, de comunicação com o edifício da Capela e com o edifício do antigo ciclo, que será a curto prazo requalificado.

Estas obras estão a ser executadas pela empresa Higinho Pinheiro e irmão S.A. e decorrem de uma candidatura ao Programa Operacional Regional Norte 2020. A mesma está orçamentada em 171.944,00€ sendo 144.500,00€ comparticipados pelo FEDER.