Celorico de Basto recebe este sábado as Marchas Populares do Celorico a Mexer

15-06-2018

Está tudo pronto para receber as Marchas Populares do Celorico a Mexer marcadas para este sábado, 16 de junho, pelas 18h00, na Praça Albino Alves Pereira.

Serão apresentadas 12 marchas com a participação de todos os grupos que integram o programa Celorico a Mexer.

“Será um momento de festa, de alegria, de boa disposição. Um momento que reúne os nossos idosos numa atividade conjunta que visa a celebração dos santos populares. Um momento de apresentação daquilo que foi feito durante meses de trabalho nos locais de animação e que agora será apresentado a toda a população” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Serão certamente, à semelhança das edições anteriores, umas marchas populares de muito convívio e confraternização” reforçou.

Como usualmente todos os adereços, roupas e músicas são preparados pelos técnicos e os professores de música nos locais de animação. E este ano, tal como no ano anterior, a música de cada marcha terá uma letra original que destacará os usos e costumes da freguesia representada em cada marcha.

“As marchas populares são sempre muito divertidas não apenas no dia em que são apresentadas mas nos dias de preparação, a criação das roupas, os adereços, os arcos, as letras. Tudo isto é feito em contexto animação e conta com a colaboração ativa dos técnicos mas sobretudo dos idosos que integram o programa” reforçou Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto.

De facto, os protagonistas destas marchas são os utentes que integram o programa Celorico a Mexer. São cerca de 400 idosos oriundos das 15 freguesias do concelho que vêm este programa como uma forma de se sentirem uteis, valorizados e ativos na sociedade, os principais objetivos do Celorico a Mexer.