Publicações
Boletim Municipal nº35
Notícias

Celorico de Basto recebeu a peça “os três porquinhos”

04-10-2019

A Peça “OS Três Porquinhos”, uma adaptação do conto tradicional, esteve ontem, 03 de outubro, em cena no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses para uma plateia de 300 alunos do 3º e 4º ano do primeiro ciclo do ensino Básico do Agrupamento de Escolas.

De forma lúdica e divertida a peça de teatro infantil “os três porquinhos”, que surgiu de uma adaptação ao conto com o mesmo, nome procurou, de forma divertida e lúdica, dar às crianças uma perceção clara das consequências das alterações climáticas. Uma ação promovida na sequência do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa, documento no qual se identificam as principais vulnerabilidades climáticas desta região e as medidas a adotar com vista à minimização dos seus impactos e riscos, e que conta com a colaboração dos Municipios que compõem a CIM.

Desta vez a peça teve lugar em Celorico de Basto, Município parceiro na promoção da iniciativa, e Fernando Peixoto, Vereador da Educação e do ambiente, salientou a importância destas ações na sensibilização e consciencialização para esta temática. “As alterações climáticas são um tema que a todos diz respeito e que todos têm responsabilidade por isso, é importante que este tipo de ações sejam promovidas assiduamente junto dos mais jovens para os ensinar, motivar e consciencializar para a preservação do meio ambiente, preferencialmente de forma lúdica e pedagógica, formas muito mais atrativas no caminho do conhecimento”.

Também Manuel Albano Gonçalves, professor do 4º ano do Agrupamento de Escolas, no Centro Escolar da Mota, e presente na ação, salientou que este é, de facto “um tema atual e esta peça de teatro é uma forma de cativar as crianças e até uma maneira mais eficaz de lhes transmitir o conhecimento sobre a temática do que, a forma utilizada em contexto escola”. Numa altura em que os alunos do 4º ano estão a aprender algumas das temáticas mencionadas na peça, como as marés.

As crianças estiveram atentas do primeiro ao último minuto a uma peça que durou aproximadamente 1h15 e que tinha os três porquinhos como personagens. Vitória Soraia, aluna do 3º ano, ouviu atentamente e mostrou-se preocupada com o ambiente. “Eu costumo reciclar e poupo água, por isso acho que já colaboro para ajudar o nosso planeta” disse.

A peça “os três porquinhos” é uma adaptação do conto tradicional desenvolvida por Luís Mourão e encenada por Frédéric da Cruz P. do Leirena Teatro, Companhia de Teatro de Leiria.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por