Publicações
Revista Municipal nº 33
Notícias

Celorico de Basto recebeu palestra “Entender Autismo”

01-03-2018

Celorico de Basto recebeu palestra “Entender Autismo”

O Centro Cultural Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, no dia 21 de fevereiro, a palestra gratuita “Entender Autismo”, uma iniciativa promovida pela associação “Vencer Autismo”, que procurou, durante 2 horas, informar e sensibilizar ​pais, profissionais, estudantes e a comunidade em geral sobre o Autismo.

 “O Município é muito recetivo a ações que tenham por objectivo a inclusão, a promoção da igualdade e esta acção tem esse objetivo, desmistificar um distúrbio psicológico que muitos desconhecem e, por isso, não sabem como lidar. E termos pais, cuidadores e profissionais informados é o caminho certo para ajudar as pessoas a serem mais felizes e a estarem mais integrados promovendo os seus direitos e o aceso a oportunidades no sentido da sua inclusão na sociedade” disse Helena Martinho, Unidade dos Serviços Sociais e de Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

A palestra foi dada por Joe Santos e Susana Silva, fundadores da Associação Vencer autismo e pais de uma criança com autismo, a Caui.

 “O nosso principal objetivo é tirar o estigma negativo do autismo, despertar mentalidades para as crianças que são socialmente diferentes e por isso não são aceites. É urgente falar deste assunto, desmistificar, tirar o medo que muitos pais sentem e vivem porque não conseguem ou não sabem como lidar com esta diferença. E o nosso objetivo é mesmo esse, ajudar a comunidade a perceber e a entender o autismo para que deixe de ser visto com o receio com que é visto hoje” disse Joe Santos, Co-fundador da Associação “Vencer Autismo”.

Durante duas horas, os palestrantes apresentaram o projeto “Autism Rocks!” , que procura ajudar a entender um distúrbio que é caracterizado por este modelo como “dificuldade/desafio na comunicação  e na interação social  e comportamentos, interesses e atividades exclusivas e repetitivas”. Joe Santos e Susana Silva puderam explicar o que sentem as crianças com autismo dando particular enfase à dimensão sensorial. Durante a sessão Joe Santos mostrou várias citações de Naoki Higashida, escritor de renome japonês, autista que mostrou, através da escrita, a forma como sentia e vivenciava cada sentido. Várias outras temáticas foram abordadas com destaque para a forma como se posiciona uma criança no seu nível de desenvolvimento tendo em conta a comunicação verbal, a saúde, a flexibilidade, o comportamento, o contacto visual e a comunicação não-verbal e o tempo de atenção conjunta.

Em 2017 a Vencer Autismo foi um dos 10 projetos europeus convidados para o evento da Comissão Europeia "Opening Up to an Era of Social Innovation" para apresentar o seu projeto Autism Rocks!

Um projeto que passa por várias fases e que está a ser implementado na área metropolitana do Porto. Inicia com as palestras, seguem-se os workshps, a mentoria e o suporte. Atualmente, a Vencer Autismo já ajudou mais de 500 crianças e respetivas famílias.

A ação foi promovida em parceria com a CLDS 3G Geração Eco e com o apoio da Câmara Municipal.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por