Celorico de Basto sensibiliza para problemas cardiovasculares

17-05-2019

Tal como tem acontecido em anos transatos, a Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto associou-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia e à campanha “Maio, mês do coração”, e por consequência ao tema “Insuficiência Cardíaca” e, está a desenvolver, pelas freguesias do concelho, junto dos utilizadores da UMS, rastreios cardiovasculares.

Os rastreios incidem em vários parâmetros com realce para os triglicerídeos e o colesterol.

“Durante este mês incidimos na avaliação do colesterol, dos triglicerídeos, do peso, da pressão arterial e de outros parâmetros, o objetivo é sensibilizar para comportamentos saudáveis desde a alimentação à prática de exercício físico, ou, caso se verifiquem razões para tal, encaminhar as pessoas para uma ajuda mais diferenciada. Os problemas cardíacos continuam a ser a maior causa de morte e por isso, existem comportamentos que não podem ser negligenciados. Este ano a Fundação Portuguesa de Cardiologia tem como tema a Insuficiência Cardíaca e por isso alertamos para os sinais e sintomas desta patologia” disse Joana Teixeira, Técnica da UMS.

Ao longo do mês a Unidade Móvel de Saúde, uma parceria entre o Município de Celorico de Basto e a UCC Mãos amigas, irá procurar atuar no sentido de sensibilizar para os problemas cardiovasculares distribuindo flyers informativos que incidem sobre a insuficiência cardíaca e desenvolvendo spots em rádio para que a campanha possa ser o mais eficaz possível e chegue a um maior número populacional. No dia 23 de maio será realizada, nos jardins-de-infância da zona alto do concelho, uma ação de sensibilização sobre Suporte Básico de vida em formato de canção, que ajudará as crianças a memorizar o que fazer caso vejam alguém deitado no chão e a precisar de ajuda. No final do mês, no dia 25 de maio, e como a prática do exercício físico regular é um dos comportamentos preventivos, irá ter lugar a VI Heart Run, Corrida e/ou caminhada pelo coração.

A sensibilização é a maior missão da UMS como referiu o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, consciente da importância deste equipamento de proximidade. “De facto, este equipamento de proximidade tem um papel muito importante junto das nossas populações. A saúde é o mais importante que podemos ter e por isso, é crucial uma atenção redobrada a sinais e sintomas. Durante este mês, a UMS vai chegar a todo o concelho e sensibilizar para as problemáticas cardíacas no mês instituído como mês do coração. É importante sublinhar, e os números não deixam margem para dúvidas, segundo a OMS a doença arterial coronária à semelhança do AVC são as maiores causas de morte em todo o mundo, por isso este trabalho da UMS é crucial e é cada vez mais importante que cada um pratique comportamentos saudáveis, por si e pelo seu coração”.