Celorico de Basto vive as tradições do folclore

05-08-2019

Em Celorico de Basto, nos dias 2 e 3 de agosto decorreram dois festivais de folclore promovidos por dois ranchos do concelho, o XVII Festival de Folclore do Rancho Folclórico Cultural e Recreativo de Sta. Maria de Canedo e o XXX Festival de Folclore do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto.

Presente no Festival de Folclore do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto, no dia 03, sábado, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, felicitou os presentes por “manterem bem enraizada a tradição do folclore só possível com a disponibilidade dos elementos que integram os ranchos folclóricos desde os dançarinos aos tocadores e aos cantadores, mas também pela presença, sempre bem demonstrativa do gosto por esta arte, de centenas de pessoas a assistir a estes festivais. De facto, estas tradições vivem do impulso de todos os que vibram com as demonstrações do folclore”.

Neste festival promovido pelo anfitrião, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto, marcou também, presença o Grupo Folclórico de Esgueira, Aveiro, o Rancho Folclórico de Ordins de Lagares, Penafiel e o Rancho Folclórico – As lavradeiras da Vila de Cavez, Cabeceiras de Basto.

No dia anterior, 02 de Agosto decorreu, em Canedo de Basto, o XVII Festival de Folclore promovido pelo Rancho Folclórico Cultural e Recreativo de Sta. Maria de Canedo de Basto e com a presença de mais dois grupos de ranchos convidados, o Rancho Folclórico de S. Martinho de Courel, Barcelos, e o Rancho de Sta. Eulália de Beiriz, Póvoa de Varzim. Um festival de proporcionou uma noite agradável a todos os presentes. Em representação do Município de Celorico de Basto esteve o Chefe de Gabinete, Paulo Mota, que agradeceu o empenho deste rancho em manter as tradições do folclore. “São mais de 20 anos de existência de um rancho que mantém bem acesa a chama do folclore, onde a juventude e a experiência coexistem de forma coordenada e jovial”.

Este festival antecedeu as Festas em honra de Sta. Maria de Canedo, que se realizaram durante o fim-de-semana.