Revista Municipal nº 33

Celorico de Basto vive, por estes dias, momentos plenos de tradição e de cultura

08-08-2018

XVI Festival Nacional do Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo

Dezenas de pessoas juntaram-se na sede do rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo, no dia 03 de agosto, para assistir ao festival nacional.

Um espetáculo que durou cerca de 2h30 e que, apesar do calor intenso que se fazia sentir, divertiu miúdos e graúdos.

“É muito gratificante verificar que ainda há muita gente a gostar do folclore, que as tradições estão a passar para os mais novos que as reproduzem exatamente como elas são, com gosto, com brio. E é assim que queremos continuar, a dar alento a quem gosta desta arte” referiu Lurdes Lima, Presidente do Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo.

Os grupos convidados, o Rancho Folclórico de Ordins, lagares, Penafiel, o Grupo de danças e cantares do Centro Social e Paroquial Divino Salvador de Ribas e o Grupo de Concertinas Amigos de Mondim, chegaram ao local do espetáculo por volta das 20h00 onde jantaram, um almoço oferecido pelo anfitrião, seguindo-se um desfile desde a igreja paroquial de Canedo até à sede onde teve lugar o festival.

No início do espetáculo foram entregues as tradicionais fitas e lembranças aos ranchos presentes. Uma tarefa a cargo de individualidades convidadas pelo Rancho anfitrião.

No dia 04 de agosto, também o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto promoveu o seu XXIX Festival Folclórico e contou com a presença do Rancho Folclórico de Gandra, Paredes, do Rancho Folclórico Rabelos da Várzea do Douro, Marco de Canaveses e o Grupo etnográfico da Freguesia de Anobra, Condeixa-a-Nova.

“Estas festividades são a prova de que as tradições do folclore se mantêm enraizadas no nosso concelho, fruto do trabalho de muitas pessoas que se dicam de alma e coração a esta cultura popular que não é mais que a identidade social da nossa comunidade, baseada em danças e cantares característicos” ressalvou, Joaquim Mota e silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados