revista municipal nº 36

Celorico de Basto viveu noite de tradições

03-02-2020

XX Encontro “Vamos Cantar as Janeiras” decorreu esta sexta, 31 de janeiro, no cineteatro dos Bombeiros Voluntários celoricenses, em Celorico de Basto, um espetáculo único que primou pela qualidade dos grupos participantes, que mostraram as mais belas melodias das Janeiras.

Vestidos a rigor, os 19 grupos de Janeiras mostram que a tradição se mantém inalterada.

O anfitrião desta iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, a meio do espetáculo, deu as boas vindas a todos os que marcaram presença neste encontro das Janeiras e enalteceu a entrega, o empenho, e a dedicação de todos à cultura. “Antes de mais quero dar as boas vindas a todos os que aqui vieram a este encontro das Janeiras e dar os parabéns a todos os grupos que aqui já atuaram e estou certo que os 13 grupos que faltam vão fazer atuações lindíssimas que nos farão abrir as nossas portas, os nosso corações. E os nossos corações estão sempre abertos para receber esta música, esta tradição, a nossa cultura para nos encantar e dar ainda mais alegria. Em 20 edições, em 20 anos, milhares de pessoas atuaram neste palco e também no outro palco onde se realizou este evento, na escola Secundária de Celorico de Basto. Muitas desses milhares de pessoas estão cá hoje, outras já partiram, mas não deixamos de pensar nelas com a lembrança de que todas elas contribuíram para esta tradição que é nossa cultura” salientou o autarca. Joaquim Mota e Silva disse também que “quem faz a tradição é o nosso povo, quem faz a tradição é o nosso passado, a nossa história, quem participa, quem assiste, quem aplaude. O que mais quero é que se façam mais edições sempre com inovação na tradição, procurando sempre melhorar e apresentar o que é de todos nós, com grande orgulho e gosto. Obrigada aos grupos, à organização do Município, ao público, que a festa seja de encanto, de alegria” disse.

Um encontro que prima pelo convívio, e que contou coma participação de 19 grupos nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto – 9C, a Banda de Sta. Tecla, o grupo Somos Minho, os Amigos de Veade, a Comissão de Festas da Srª da Saúde, os Viva Moreira – Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Moreira do castelo, o Grupo de Concertinas de Agilde, a Associação Arnoia em Movimento (Cavaquinhos de Arnoia), o Grupo de Amigos da Sta. Casa da Misericórdia, a Universidade Sénior de Celorico de Basto, a Junta de Freguesia de Agilde com o Grupo Coral, a Freguesia de Carvalho e Basto Sta. Tecla, o grupo “as Miúdas de Britelo”, o Rancho Recreativo e Cultural de Sta. Maria de Canedo, o Centro Cultural Recreativo Amigos do Castelo, o Futebol Clube de Gandarela, a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe, a Tuna de Arnoia, e o Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela.

Cada grupo procurou trazer ao palco das Janeiras uma música diferente por forma a mostrar a diversidade inerente aos cantares das janeiras. A plateia presente, com o cineteatro pleno, ouviu melodias como “Abram essas portas”, “Somos Estrelas”, “Somos amigos a chegar”, “De Belém Vimos como os pastores”, “ Cantar os Reis”, “ A boa nova, o Salvador”, “paz no mundo”, “Ao menino adorado”, e muitas outras.

Este é um Encontro promovido pelo Município de Celorico de Basto e que acontece pelo 20º ano consecutivo.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados