Cemitério Municipal de Celorico de Basto vai estar encerrado nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

23-10-2020

Evolução dos números da pandemia de Covid 19 forçaram a decisão. Juntas de Freguesia também anunciaram a decisão de encerramento nestes dias.

O Município de Celorico de Basto, após consulta às autoridades de saúde e proteção civil, decidiu o encerramento do cemitério municipal, nos próximos dias 31 de outubro e 1 de novembro, estas entidades recomendaram também aos Presidentes de Junta que adotassem a mesma medida nos cemitérios locais.

A evolução negativa dos números da pandemia a nível nacional e em alguns concelhos próximos, levaram à adoção desta medida de prevenção e proteção social, recomendada pelo Delegado de Saúde local e autoridade de proteção civil, tomada com o objetivo de evitar aglomerados de pessoas no mesmo espaço, salvaguardando a saúde pública.

O Município de Celorico de Basto considera não ser possível assegurar as normas de segurança definidas pela DGS, Direção-Geral de Saúde, nem no interior, nem nas zonas envolventes do cemitério, pelo que decidiu o encerramento nestas datas, em que tradicionalmente as pessoas se deslocam aos cemitérios para celebração do dia dos fiéis defuntos.

Para o Município de Celorico de Basto esta é uma decisão suportada no conhecimento técnico e científico das autoridades competentes e alinhada com as medidas do governo para restringir a circulação da população e também das entidades religiosas que também já haviam anunciado a não realização de cerimónias religiosas nestas datas.

Para Joaquim Mota e Silva, “esta é uma decisão difícil, porque mexe de forma profunda com a vida das populações, as suas tradições e dinâmicas familiares, mas que não pode deixar de ser tomada. É necessário compreender a complexidade e gravidade do momento e tudo devemos fazer para garantir a saúde da nossa população.”

Os Presidentes de Junta apoiam esta decisão da Câmara Municipal e irão também encerrar os cemitérios sob sua gestão, nestas datas. Nos dias 30 de outubro e 2 de novembro, os cemitérios do concelho estarão abertos, mas com restrições ao seu funcionamento que serão definidas pela autoridade de saúde que, entretanto, serão comunicadas.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados