CLAS de Celorico de Basto reuniu com vários assuntos prioritários

29-03-2021

Asseguradas as normas de segurança impostas pela DGS, a reunião do Conselho Local de Ação Social, teve lugar no dia 23 de março, no auditório do Prado, em Celorico de Basto, com a presença de todas as entidades constituintes.

Infraestruturas socais solicitam aumento da capacidade das suas Respostas Sociais face ao envelhecimento demográfico

A reunião foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, e contou com a presença dos vários responsáveis pelos diversos meios de intervenção social concelhios públicos e privados.

Para Joaquim Mota e Silva este trabalho em rede tem sido “extremamente positivo num momento complexo de pandemia. Temos tentado fazer o melhor de forma cooperante e interativa, num trabalho em rede que envolve todos os que estão aqui representados. Vivemos tempos em que as questões de saúde tem prioridade e temos também, neste sentido, feito o nosso trabalho com uma intervenção direcionada para a contenção, prevenção, e sensibilização, conseguindo conter uma série de situações complexas no concelho”. Ao mesmo tempo, o Presidente do CLAS disse que “estamos juntos e próximos da população para continuar a dar o apoio social, esta presença, esta mão amiga, a quem mais precisa. E peço para que todos continuem a fazer o melhor, a dar o máximo, para amenizar as dificuldades que um número significativo de pessoas está a passar. Nunca é demais a atitude de prevenção, de salvaguarda, numa intervenção discreta e pronta para que as pessoas, de forma digna, possam ultrapassar estes momentos difíceis”.

Logo no início da sessão foi apresentada a execução física e financeira do plano de atividades do CLDS 4G Celorico+Social referente ao ano 2020. A apresentação esteve a cargo da coordenadora do Projeto, Elisabete Coelho, que, de forma detalhada, mostrou todas as atividades desenvolvidas e as atividades que ficaram aquém do que seria esperado face aos constrangimentos provocados pela epidemia que impossibilitaram a sua execução em pleno.

De seguida, e numa altura em que se verifica um envelhecimento demográfico consequência de vários fatores, verificou-se a necessidade de desenvolver estratégias políticas e sociais que visem salvaguardar o bem-estar dos idosos, promovendo a saúde física e mental. Nesse sentido, algumas infraestruturas sociais do concelho, verificaram a urgência de redimensionar os apoios sociais inerentes, para a mais correta salvaguarda dessas populações. Assim, foram apresentados 5 pedidos de parecer ao CLAS, todos aprovados por unanimidade dos presentes.

Os representantes das Instituições apresentaram ao plenário do CLAS o pedido de parecer com a devida fundamentação do mesmo. Assim, a Associação de Solidariedade de Sto. André de Codessoso pediu um alargamento do número de vagas para a resposta social Estrutura Residencial de Pessoas Idosas (ERPI). A Associação de Solidariedade Social de Basto solicitou um alargamento do número de vagas para a resposta social de Centro de Dia e ainda, um alargamento do número de vagas para a resposta social Serviço Apoio Domiciliário. O Centro Social Divino Salvador de Ribas solicitou um aumento de número de vagas para ERPI, e pedido de parecer para a criação de um Centro de Noite.

Nesta sequência, e verificando-se a necessidade de formalizar e agilizar os pedidos de parecer da Rede Social ao Conselho Local de Ação Social de Celorico de Basto, foi apresentada uma proposta de Regulamento que torne o procedimento mais célere e formal por forma a facilitar o funcionamento da rede social.

Quase a terminar a Técnica da Rede Social CLAS, Helena Martinho, apresentou o programa “1º Direito”, um programa que visa desenvolver melhorias nas habitações das pessoas que apresentem maiores dificuldades e tenham a sua habitação, que pode não ser própria, com deficientes condições de habitabilidade. Nesse sentido, a Câmara Municipal está a elaborar a Estratégia Local de Habitação, fazendo um diagnóstico da situação habitacional do concelho, para que fiquem identificadas as situações que posteriormente se possam constituir como candidatura ao 1º Direito. Todo o processo para aceder a este apoio será formalizado nos serviços sociais da Câmara Municipal.

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados