revista municipal nº 36

01-04-2020

A Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil decidiu ativar, de forma imediata o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil para combater de forma mais eficaz a pandemia causada pelo Covid-19, tendo em consideração a evolução da situação epidemiológica da pandemia a nível nacional, com o aumento de casos de infeção contabilizados, e a existência de casos confirmados no nosso concelho. A decisão foi tomada esta tarde, durante uma reunião desta comissão. Esta medida estará em vigor, a partir a partir das zero horas do dia 02 de Abril e durará pelo menos, enquanto estiver declarado o estado de emergência nacional.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Celorico de Basto é um plano geral concebido para organizar a intervenção das entidades e recursos disponíveis, com responsabilidade nesta área, em situações de emergência, que se possam gerar ou ter influência na área do município.

A ativação do Plano Municipal de Emergência estabelece os procedimentos a adotar para a coordenação técnica e operacional dos serviços e agentes da Proteção Civil, bem como dos recursos a utilizar, determinando ainda os procedimentos de coordenação da intervenção das forças e serviços de segurança. Permite também a adopção de medidas preventivas e especiais de reação, procurando melhorar a eficácia e a eficiência no combate à situação pandémica atual.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto e todas as entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil estão fortemente empenhadas na criação de respostas adequadas às necessidades das populações, contando para esse efeito com a colaboração de todas as forças vivas do concelho e de todos os cidadãos.

Celorico de Basto, 1 de Abril de 2020

O Presidente da Câmara

Joaquim Monteira da Mota e Silva, Dr.

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados