Publicações
revista municipal nº 36
Notícias

Convívio de Natal Senior juntou centenas de idosos em Celorico de Basto

20-12-2019

 

“Uma festa onde todos têm lugar, como Jesus em nossos corações”

 

“Que o Natal seja o encontro connosco próprios, num projetar de 2020 sobre a proteção da virgem Maria”

 

Cerca de 800 idosos participaram hoje, 20 de dezembro, no Gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, no Convívio de Natal Senior, uma festa convívio de evocação da quadra natalícia promovida pelo Município de Celorico de Basto em parceria com o Arciprestado de Celorico de Basto.

 

Para Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, presente no Convívio de Natal Senior, esta é a “festa convívio da evocação da quadra feita numa união fraterna entre todos nós, em que nos juntamos para celebrar o nascimento de Jesus, evocarmos a comunidade e nós próprios como seres humanos. À semelhança de Jesus, todos nós nascemos, crescemos, aprendemos um ofício e a maioria de nós constituiu família e procura viver da melhor forma com todos aqueles que nos acompanham na nossa caminhada. No fim de contas, o que conta é a forma como conseguimos viver a vida, de forma empenhada, construtiva, positiva, a forma como apoiamos os nossos familiares e os nossos familiares nos apoiam a nós”. Numa cerimónia centrada na mensagem do anjo a Maria, o autarca não pode deixar de salientar que “o que realmente importa são os atos, a generosidade, o carinho, a disponibilidade e o apoio que damos a quem nos acompanha na caminhada e é esse comportamento altruísta, que nos permite deixar de lado o que não interessa, o que só prejudica, que faz de nós verdadeiros seres humanos com carácter e nobreza”. Joaquim Mota e Silva reforçou a necessidade de cada um “procurar viver a essência do nascimento de Jesus, nas suas casas, em família, com os amigos, da forma mais autêntica como hoje, juntos, aqui vivemos, com esta devoção, com união, num apoio mutuo e sentido, juntos vamos seguir com a nossa epopeia, enquanto comunidade que caminha lado a lado”.

 

O autarca agradeceu o brio com que o Arcipreste de Celorico de Basto, padre Albano Costa, presidiu à eucaristia deste Convívio de Natal Senior e a todos os colaboradores do Município que de forma empenhada e generosa participaram e colaboram para a promoção desta iniciativa. De forma especial agradeceu a todos e desejou que este Natal “seja um momento de paz e de tranquilidade, e que 2020 seja um ano de paz, saúde e que cada um consiga alcançar o que mais ambiciona”.

 

Um Convívio de Natal Sénior que vivenciou profundamente a mensagem de Natal amplamente refletida pelo Arcipreste de Celorico de Basto, numa celebração eucarística que incidiu numa frase que revolucionou a história da humanidade pronunciada por Maria em resposta ao Anjo, “faça-se em mim, segundo a tua palavra”. Face à mensagem da liturgia da palavra, o Arcipreste questionou se “será que nesta festa de aniversário de Jesus haverá lugar para Maria, José e Jesus, na estalagem do nosso coração, ou nos deixamos levar pelas campanhas das grandes cadeias de marketing de consumo? Que tenhamos ao menos um bocadinho, uns segundos do nosso tempo, para pensar no intimo do nosso coração, o acolhimento que fomos fazendo ao longo do ano, o que é que eu fiz para agradar a Deus que veio do céu para a terra para nos preparar o lugar, lado a lado, com a sua mensagem, a sua pessoa, o seu procedimento, confiando que ele é verdadeiramente o messias que deve ser levado pelos povos de toda a terra”. O Arcipreste pediu reflexão na Mensagem de Jesus, e almejou que “cada aniversário de Jesus seja mais um degrau a caminho da nossa salvação” desejando “ boas festas a todos e que cada um tenha um Natal verdadeiramente Santo”.

 

Este Convívio de Natal Senior reuniu cerca de 800 idosos do concelho que vivem este Convívio com a devoção, a alegria e a união que caracteriza o Natal.

 

 

 

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por