Boletim Municipal nº34/2018

Convívio de Natal Sénior vivido em Celorico de Basto

21-12-2018

X edição do Convívio de natal Sénior juntou cerca de 800 idosos do concelho

O Município de Celorico de Basto através dos Serviços de Ação Social e de Saúde do Município promoveu, no dia 19 de dezembro, a X edição do Convívio de Natal Sénior, uma festa que pretende exaltar os valores da família, da comunhão, da paz e da “esperança na vinda de Jesus”.

“Hoje celebramos mais um momento de união, de família, de pertença. Já vamos na X edição de uma iniciativa que faz parte de uma fase de mais uma etapa da roda da vida. Uma roda que inica quando nascemos, com a infância, a adolescência, a juventude, a idade adulta até à terceira e quarta idade. A vida é uma evolução constante, nós crescemos, estudamos, trabalhamos para nos sustentarmos, a maioria constitui família e vamos evoluindo até chegar à terceira idade e a quarta idade. O que importa ao longo deste percurso é a partilha com os que caminham lado a lado nas nossas vidas, porque ao longo deste percurso todos passamos por momentos bons e menos bons, mas o fundamental é valorizar quem nos acompanha diariamente, dizer-lhes que os amamos, que nos fazem falta, porque quando partirmos será esse afeto, essa ternura que será lembrada. E um dia iremos partir porque é assim a lei da vida. Mas enquanto cá andarmos devemos celebrar, sempre, conviver diariamente com a família, com os amigos” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “E hoje é dia de celebração e eu, enquanto representante da Câmara Municipal de Celorico de Basto, fico muito contente por reunir neste espaço esta grande família, que somos todos nós, num convívio fraterno e amigo”. O autarca agradeceu o empenho de todos os funcionários do Município que trabalharam na organização deste evento e desejou a todos os presentes “um santo e feliz Natal, de paz harmonia e concórdia e que 2019 seja um ano que traga o que as pessoas realmente desejam, primeiramente saúde e depois as outras conquistas, vontades e que os seus desejos se concretizem!

Uma festa que iniciou com a celebração da eucaristia a cargo do Arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano Costa, que se associa à organização deste evento e que deixou a todos uma mensagem de paz, desejando “umas santas festas na esperança do nascimento de Jesus. Vamos todos espevitar a nossa esperança sejam quais forem as nossas dificuldades e que 2019 seja um ano de paz, concórdia, generosidade e esperança no Senhor”.

Terminada a celebração eucarística os idosos presentes foram convidados a participar num almoço convívio onde foram servidas iguarias típicas do Natal.

As festividades terminaram com a interpretação dos Coros de Natal do Celorico a Mexer que contou com a participação de todos os grupos que integram o programa e interpretaram músicas como “Toca um sino… Toca um sino”, “Boas Festas”, “É Natal, é natal… Há um estrela a brilhar”, “Linda noite”, é “Natal, é Natal sempre alguém quiser”, “Aleluia”, “Caminho” e muitas outras músicas.

Um dia pleno de atividades para os idosos do concelho de Celorico de Basto.