Revista Municipal nº 33

CPCJ de Celorico de Basto celebra 15º aniversário

28-09-2018

Setembro é o mês da constituição da CPCJ de Celorico de Basto

As celebrações do 15º aniversário estão marcadas para dia 28 de setembro, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e contam com momentos musicais a cargo da Academia de Música de Basto e exibição do filme “Ready Player One” de Steven Spielberg após reunião de trabalho da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto.

A entrada é livre e o espetáculo inicia por volta das 21h00.

As celebrações pretendem lembrar uma entidade que trabalha “na promoção e cuidado dos direitos e proteção das Crianças e Jovens” como referiu a Presidente da CPCJ, Fátima Araújo. “Recordamos esta data de uma forma simbólica para dar a conhecer uma instituição que existe, única e exclusivamente, para salvaguardar as crianças e jovens quando estas se encontram em situações de perigo ou negligência. Atuamos sobretudo como mediadores que procuram encontrar as melhores soluções no seio familiar para corrigir as situações reportadas. Muitas destas situações devem-se ao défice de competências parentais que procuramos colmatar” disse.

A atual Presidente da CPCJ referiu que o trabalho a desenvolver é fruto de uma exemplar articulação com as entidades com competência de infância e juventude. Reportou ainda a importância do empenho de todos os comissários que integram e integraram a CPCJ “uma equipa multidisciplinar, periodicamente em restruturação, onde se aprende a fazer fazendo, sempre com o objetivo primeiro de salvaguardar as crianças e os jovens, com sentido de missão e ética bem delineados”.

A CPCJ mantém o lema “Crie laços… Não maltrate, cuide!” nas suas campanhas de sensibilização e mantém no terreno o projeto “tecer a prevenção”.

“Em Celorico de Basto a CPCJ tem vindo a fazer um bom trabalho com reconhecimentos da Comissão Nacional e isso só nos pode deixar agradecidos sabendo que as crianças deste concelho quando, infelizmente, se encontram mais desprotegidas, têm quem os acompanhe e oriente para que possam encontrar o equilíbrio contribuindo assim para o seu bem-estar e desenvolvimento saudável” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e primeiro Presidente da CPCJ em Celorico de Basto.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados