Revista Municipal nº 33

CPCJ de Celorico de Basto sensibilizou a população no mês da prevenção dos maus tratos na infância

07-05-2018

Peça de teatro “comportamentos desviantes” encerrou o mês de abril

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto desenvolveu ações de sensibilização e consciencialização para a prevenção dos maus tratos na infância. Durante o mês de abril, todas as associações  locais com intervenção na infância se associaram à campanha de sensibilização e colocaram o laço azul nas fachadas dos edifícios.

Este ano a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens lançou o tema “cuidar e proteger ajuda-nos a crescer”, um tema que a CPCJ de Celorico de Basto associou ao já existente “Crie laços…Não maltrate… Cuide!” na divulgação do mês da prevenção dos maus tratos na infância.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido, foi um mês intenso na sensibilização e na promoção de comportamentos saudáveis com uma participação cada vez mais ativa da população para as questões que envolvem o bem-estar das crianças e dos jovens. Este ano procuramos ser mais incisivos nas problemáticas que proporcionam comportamentos desviantes e procuramos desmistificar o conceito negativo ligado à “CPCJ”. Existimos para ajudar, para sensibilizar, para salvaguardar o bem-estar das crianças e jovens”, disse Fátima Araújo, Presidente vigente da CPCJ de Celorico de Basto.

Durante o mês de abril decorreu uma caminhada noturna designada “entre laços e pirilampos” com a participação ativa da população local. No final do mês foi apresentada a peça de teatro “Comportamentos Desviantes”, encenada pelos atores do Grupo de Teatro Celoricense e escrita pela comissária Rosa Magalhães, que procurou sensibilizar os presentes para vários temas que levam muitas crianças e jovens a comportamentos desviantes, sejam dependências, sejam comportamentos agressivos ou apáticos.

Também o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, se mostrou sensibilizado tendo mesmo referido que é fundamental que existam campanhas deste âmbito, “campanhas que toquem, que foquem os pontos importantes, que façam refletir, que levem à mudança de comportamento. A CPCJ de Celorico de Basto tem vindo a trabalhar de forma exemplar esta questão da consciencialização para a prevenção dos maus tratos na infância e nós, enquanto Executivo Municipal, continuaremos a apoiar, a ajudar no que for necessário, porque as crianças e os jovens precisam de uma infância feliz para terem um futuro promissor e serem bons seres humanos” ressalvou o autarca.

Esta campanha foi fruto da união de várias entidades locais obrigatoriamente representadas na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – município, educação, segurança social, saúde, entre outras. Visou a sensibilização e a promoção dos direitos das crianças para um crescimento saudável.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados