revista municipal nº 36

Cuide de si e do seu coração, mexa-se, dê asas à imaginação e em casa, pratique exercício físico.

01-06-2020

UMS incentiva à prática de exercício físico

Tal como é habitual a Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto dedicou o mês de maio à prevenção das doenças cardiovasculares procurando, através das plataformas digitais, incentivar à prática de atividade física em casa ou, dentro das normas propostas pela DGS, ao ar livre.

“A sensibilização da UMS mantém-se apesar do período difícil que vivemos. Efetivamente, manter-se ativo, praticar exercício físico regularmente é uma das formas de combate às doenças cardiovasculares e de outras doenças, uma vez que o exercício físico aumenta a imunidade. Em todos os momentos da nossa vida é importante mantermo-nos ativos mas agora, mesmo em casa, é fundamental. Por si, pela sua saúde” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia definiu como tema deste mês a prática da atividade física, um tema que a UMS acolheu e que procurou através dos meios digitais e presencialmente, na UMS, incentivar os idosos e toda a população a esses comportamentos saudáveis.

Joana Teixeira, Técnica da UMS, disse-nos que a atividade física é versátil e pode considerar-se, por exemplo, plantar uma horta, cuidar do jardim, o importante é manter-se ativo. “Os nossos idosos, principais recetores da mensagem da UMS, felizmente, por questões culturais, têm por hábito manter-se ativos, seja a cuidar do jardim, da horta, do quintal, a regar, a plantar os frutos da terra, a cuidar das plantas e essa atividade é muito importante quando falamos em prevenção de problemas cardiovasculares. Contudo, se puderam fazer caminhadas, sempre com as devidas precauções, ou outras atividades desportivas, tanto melhor, não podem, jamais é tornar-se sedentários. Nós continuamos, na UMS a incentivar a atividade física para manter o corpo e a mente saudáveis” disse.

Efetivamente a prática de exercício físico ajuda a prevenir e a reduzir a hipertensão arterial, a controlar o peso, reduz consideravelmente o risco de desenvolver doenças do coração e diabetes tipo 2, ajuda a prevenir e a reduzir a osteoporose, permite-lhe dormir mais tranquilamente e também, e a ter emoções positivas.

Recordar que a UMS resulta de uma parceria entre o Município de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas (Centro de Saúde).

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados