“De volta à praça” traz a magia do teatro e do circo a Celorico de Basto

06-08-2021

Nos próximos dias 7 e 8 de agosto, a praça Albino Alves Pereira recebe o projeto saltimbanco “de volta à praça”, com espetáculos e oficinas de circo e marionetas, que prometem alegrar miúdos e graúdos numa mistura entre teatro e circo.

Este projeto saltimbanco decorre neste concelho em parceria com o Município de Celorico de Basto por forma a dar alguma alegria às ruas e às gentes depois de meses de confinamento. O acesso aos espetáculos é gratuito, mas sujeito à lotação disponível, pelo que recomenda-se a reserva de bilhete para bilheteira@devoltaapraca.pt.

Os espetáculos serão apresentados por duas grandes companhias de teatro. No dia 7, pelas 21h00, será apresentado o “circlus” a mais recente criação teatral dos Palmilha Dentada, no formato que primeiro espetáculo que lhes granjeou fama - o café-teatro -, unindo temas do circo, música e humor, um espetáculo destinado a toda a família. Já no dia 8, às 18h00, será apresentado “Rasto” um show dos Erva Daninha que irá surpreender pelo arrojo de utilizar um trator como elemento cenográfico. O espetáculo desenha-se entre a dança e a acrobacia, centra-se no adereço invulgar para uma apresentação poética que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina, mas também a forma como o rural e o urbano estão ligados, entre paisagens e imaginário.

Durante os dois dias, as oficinas de circo e de marionetas convidam todos os curiosos e interessados a familiarizar-se com as técnicas das artes de inventar e contar histórias. As oficinas estão pensadas para explorar as narrativas e tradições orais do concelho, numa lógica de ativação e valorização da identidade e especificidade da população.

Esta é uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa em parceria com o Município de Celorico de Basto. “De Volta à Praça” é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados