Publicações
Boletim Municipal nº35
Notícias

Deco (in) forma idosos do Celorico a Mexer em Celorico de Basto

24-10-2019

Idosos que integram o Programa Celorico a Mexer da Câmara Municipal de Celorico de Basto e outros cidadãos participaram no dia 22 de outubro, numa ação de sensibilização/informação, apresentada pela DECO, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

As ação direcionou-se para temas atuais aos quais os idosos devem estar “particularmente atentos” como as vendas ao domicílio, vendas agressivas e práticas comerciais desleais. “Uma das preocupações que este programa procura ter centra-se na promoção de iniciativas deste género que esclareçam e informem os idosos para situações que possam vir a colocar em causa a sua segurança e a segurança dos seus bens” disse Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município. Continuou dizendo que “muitas vezes os idosos são abordados de uma forma tão insistente e agressiva que acabam por ser convencidos a adquirir qualquer produto ou tomar a atitude que os “vendedores” querem”. Hoje aqui, é objetivo esclarecer para a forma de atuação caso se vejam em situações similares, para que, mais conscientes, peçam esclarecimentos juntos da GNR ou outras entidades que usualmente as ajudam, antes de avançar”.

Esta ação é promovida pela DECO e a GNR em parceria com o Município de Celorico de Basto. Com uma abordagem clara e simples o Cabo Mendes da GNR e o Cláudio Matos da Deco procuraram, durante cerca e uma hora, abordar temas que visam a “proteção/defesa aos consumidores”, a missão da DECO.

Em destaque nesta ação de sensibilização estiveram as vendas agressivas e as práticas comerciais desleais que se destacam pela forma insistente como os vendedores abordam os consumidores, com uma pressão emocional implícita. Foram ainda esclarecidos sobre alguns serviços financeiros, nomeadamente os serviços mínimos bancários a custos reduzidos, direitos e deveres dos consumidores.

Durante a sessão foram dados vários exemplos pelos oradores mas também pela atenta plateia que assistiu à ação.

Deolinda Moura, do grupo do Celorico a Mexer de Veade, veio assistir à ação e referiu que a mesma é muito importante para sensibilizar para ações que posam acontecer, “nunca fui abordada assim desta forma por ninguém, mas sei que posso vir a sê-lo e se estiver informada terei outros cuidados. Os idosos são sempre um alvo mais fácil, estão mais desprotegidos, são mais vulneráveis e acreditam em tudo, são fáceis de levar na conversa e muitas vezes fazem aquilo que depois se vêm a arrepender. Apesar de ser difícil dizer não a estas pessoas, todo conhecimento e conselhos são importantes e podem fazer a diferença”.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por