Revista Municipal nº 33

Dia do idoso celebrado em Celorico de Basto

02-10-2018

Como habitualmente os idosos que integram o programa Celorico a Mexer, do Município de Celorico de Basto, reuniram-se ontem, 1 de outubro, no Parque Lúdico do Freixieiro para celebrar o Dia Mundial do Idoso.

As festividades contaram com um almoço convívio onde não faltou o porco no espeto e o caldo verde e muita animação, com uma aula de ginástica/dança a animar todos os presentes.

“Hoje é dia de celebrar, de celebrar os nossos idosos, de lhes dar ainda mais atenção, de os valorizar, de criar laços” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Estamos atentos às necessidades de toda a população mas é aos mais idosos que dedicamos muita da nossa energia. Procuramos, de várias formas, encontrar soluções para as suas necessidades, contribuindo ativamente para que tenham uma velhice com o mínimo de carências. Este programa em particular, o Celorico a Mexer, mexe muito com o coração, um programa de afetos, de atenção, de cuidado que hoje celebra mais uma data importante” reforçou o autarca.

Oriundos de todas as freguesias do concelho os idosos mostraram-se gratos por poder integrar ações deste género. “Estou a adorar, isto é uma maravilha, tomara muitos idosos de outros concelhos ter o que existe aqui” disse Salvador Lopes, utente do Celorico a Mexer. “Todas as atividades do Celorico a Mexer são agradáveis mas a natação é a minha preferida”, rematou o utente.

Neste dia especialmente dedicado a todos os idosos, Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços de Ação Social e Saúde do Município enalteceu o trabalho dos animadores, técnicos e professores que integram o programa Celorico a Mexer e que têm feito um trabalho notável junto de centenas de pessoas do concelho: idosos, pessoas com deficiência e pessoas que não têm ocupação por circunstâncias da vida de cada um. Ao mesmo tempo, disse que “este é um programa feito à vossa medida, à medida de todos as pessoas de idade maior, um programa dinâmico, inclusivo e muito alegre, como hoje está a ser. Um dia com uma temperatura fantástica, com um ambiente tão agradável, onde todos poderão conviver, conversar, dançar, comer e beber, um verdadeiro dia de festa” disse.

Este dia é também uma forma de juntar no mesmo espaço, todos os utentes que integram o programa Celorico a Mexer, um programa que agora arranca para mais 1 ano de atividade.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados