Dia do Idoso celebrado em Celorico de Basto

02-10-2019

O dia Internacional do Idoso celebra-se a 1 de Outubro, mas este ano, excecionalmente, em Celorico de Basto, por questões climatéricas, as festividades decorreram hoje, nos jardins da Quinta do Prado, com a presença de centenas de idosos que integram o Programa Celorico a Mexer.

O dia mostrou-se radioso para que os idosos pudessem aproveitar da melhor forma a iniciativa promovida pela Câmara Municipal através do programa Celorico a Mexer. Uma festa que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que agradeceu a presença de todos numa festa que procura homenagear todos os idosos. “Celebramos, o Dia do Idoso, porque hoje temos as condições apropriadas, um dia agradável, pleno de sol, que permite que todos possam desfrutar de um bom convívio com momentos agradáveis. Hoje é um dia de festa, de valorização e homenagem aos que já deram muito à sociedade, aqueles que sabem mais, que podem transmitir os melhores ensinamentos, valores, princípios e conselhos aos mais jovens e encorajá-los para o futuro. Celebramos a festa da vida e da longevidade da melhor forma, com um convívio agradável entre todos onde é possível partilhar vivências e experiências de vida que fazem parte da história de cada um”, disse.

Estas comemorações do dia do Idoso pretendem ser uma espécie de arranque de ano depois do interregno das férias de Verão como nos conferenciou a Coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto, Helena Martinho, responsável pelo programa Celorico a Mexer. “As celebrações do Dia do Idoso são a primeira iniciativa após o arranque do Celorico a Mexer que à semelhança do ano letivo, inicia agora. É uma iniciativa pública, aberta à comunidade idosa que visa valorizar os idosos e incentivar outros idosos a integrar o programa”. Helena Martinho disse que o programa irá sofrer algumas alterações na sua organização por forma a dar mais e melhor aos idosos. “Vamos fazer alterações na organização do programa CM para darmos mais qualidade aos serviços nomeadamente na parte musical, uma área que os idosos gostam particularmente e por isso, iremos organizar os serviços para que os grupos possam usufruir de uma tarde inteira de música, de 15 em 15 dias, com o apoio do animador e do professor de música. Isto porque este é, de facto, um gosto unanime de todos os idosos e, permite-nos desenvolver as iniciativas com mais tempo e qualidade. Estamos a preparar os coros de Natal que pretendemos organizar no Cineteatro dos Bombeiros, numa tarde de domingo, uma espécie de matiné, para que a família e os amigos dos nossos idosos possam participar e usufruir deste espetáculo, com os idosos como protagonistas”. As atividades previstas e proporcionadas aos idosos por este programa são múltiplas, como o convívio de Natal Sénior, os magustos, os cantares das janeiras e dos reis pelas instituições do concelho, os passeios pelos monumentos da Rota do Românico, pelo religioso, a via-sacra, as Marchas populares, numa tentativa crescente de dar o melhor aos utentes deste programa. “Damos tudo, a nível cultural, às pessoas que integram este programa, porque a cultura é uma forma de motivação, de incentivo, uma força que os move, que os leva a participar, é algo que lhes dá vida e este é objetivo primeiro deste programa, dar aos nossos idosos a hipótese de conhecer, vivenciar, experimentar, viver” concluiu a Coordenadora do projeto.

Durante o dia de hoje, os idosos usufruíram de uma aula de ginástica, de um almoço convívio, e uma tarde plena de animação e música.

Marília Teixeira, com 86 anos, é uma das idosas que integra este programa desde o início e disse que “gosto da brincadeira, de me divertir, de participar em tudo. Já há muitos anos que faço parte deste programa, é um convívio muito bom com todos, é uma forma de sair de casa, de estar com outras pessoas, de conhecer coisas novas, diferentes. Aqui, aprendemos e ensinamos”.