Ecopista de Celorico de Basto vence Prémio Europeu de Vias Verdes

01-10-2021

Ecopista de Celorico de Basto vence Prémio Europeu de Vias Verdes

Associação Europeia de Vias Verdes distinguiu ecopista do Tâmega no 10.º Prémio Europeu de Vias Verdes na categoria de prémio especial concedido para recompensar iniciativas que valorizem a herança ferroviária e/ou iniciativas ou produtos turísticos que promovam o uso de comboios, incluindo o transporte de bicicletas, para aceder às vias verdes, e destinadas a um ou mais desses trilhos.

O galardão foi entregue em Valência, Espanha, no dia 30 de setembro, ao Vice-Presidente Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, e à Vereadora da Cultura de Cabeceiras de Basto presentes na cerimónia.

Recorde-se que os Municípios de Amarante, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto através da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, apresentaram uma candidatura conjunta ao 10.º Prémio Europeu de Vias Verdes, promovido pela Associação Europeia de Vias Verdes que distingue exemplos das melhores práticas das vias verdes em território europeu em três categorias: prémio de excelência, iniciativas exemplares e um prémio especial atribuído pelo júri.

A Ecopista do Tâmega, que liga Amarante, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto, foi distinguida com o Prémio Europeu de Vias Verdes que valorizem linhas de comboio desativadas.

Para o Vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto “este é o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido no reaproveitamento da desativada linha férrea, imprimindo valor aos concelhos que a compõem e a todo o território. É também de ressalvar a importância de criar sinergias entre os Municípios para que, de forma concertada, se possam atingir grandes objetivos e promover, em conjunto, um território cheio de potencial e valor”.

Este é um prémio bienal que reconhece exemplos das melhores práticas das Vias Verdes em toda a Europa e tem como objetivo promover os melhores exemplos, apoiando a replicação em outras vias verdes na Europa.

Este prémio, que faz parte das atividades integradas no ANO EUROPEU DA FERROVIA 2021 (EYR), reflete igualmente a aposta acertada destes municípios na criação de uma ecopista, da sua valorização e promoção.

Em 2007, a REFER e as autarquias envolvidas assinaram um protocolo que resultaria na construção da Ecopista do Tâmega que se inicia em Amarante, passa por Celorico de Basto e termina no Museu Ferroviário de Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto. O percurso tem o rio Tâmega como companhia, em quase todo o seu traçado, conta com uma extensão de 39 quilómetros e oferece paisagens diversas como floresta e campos agrícolas. É um traçado que combina troço em ciclovia e terra batida, passa por estações e apeadeiro com os típicos azulejos, pontes e um túnel com uma extensão de 150 metros.

Município de Celorico de Basto 2021 - Todos os direitos reservados