Boletim Municipal nº34/2018

“Educar crianças e Jovens para a contemporaneidade” abordado em Celorico de Basto

03-06-2019

Decorreu no dia 29 de março, no âmbito dos Encontros de Basto, uma sessão promovida pela CPCJ de Celorico de Basto e o Centro de Formação de Basto vinculada ao tema “Educar crianças e jovens para a Contemporaneidade”.

“Partilha de ideias e projetos em prol do bem estar das crianças e jovens”

A sessão decorreu no centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e contou com a presença de vários oradores que abordaram várias questões, projetos e vontades inerentes ao tema geral.

A abrir a sessão o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e 1º Presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que conhece de perto estas temáticas, salientou que “nada está concluído em matéria de infância e juventude. Todos os dias há casos, situações, reflexões e todos os dias temos que ser criativos, buscar as melhores ideias e soluções em nome de uma causa que nos une a todos”. O autarca acentuou a importância destes encontros que se fazem “numa lógica de partilha de conhecimento, interação e aprofundamento do que se pode fazer no terreno para melhorar as situações com que diariamente, somos confrontados. Aliás, a CPCJ criada numa lógica local, regional e nacional, tem as suas competências e existe para saber lidar com esta multiplicidade de situações que surgem com as crianças, jovens, na comunidade onde estão inseridas. Num trabalho feito numa lógica de parceria construtiva com outras entidades”.

A sessão de abertura contou ainda com a presença da Diretora Geral da DGAE, Susana Castanheira Lopes, a representante da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Judite Pregueiro, em substituição da Presidente desta Comissão, Rosário FarmHouse, e com o diretor do Centro de Formação de Basto, João Carlos Sousa.

A sessão de trabalho foi moderada pela Presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Fátima Araújo, e contou com um painel composto por Paula Fernandes, da equipa regional Norte da CNPDPCJ, que abordou o tema “Direitos das crianças e jovens e intervenção da CPCJ” numa alusão à convenção dos direitos das crianças instituída em 1989.

João Teixeira Lopes, professor de Filosofia da Universidade de Letras do Porto e Inês Barbosa, investigadora pela fundação de Ciência e Tecnologia apresentaram em conjunto o tema “Direitos Humanos: a criança como sujeito de direitos uma questão de equidade social” numa dissertação muito conclusiva voltada sobretudo para a criança e o direito à cidade.

Por fim, foi apresentado por Judite Pregueiro, o projeto Adélia, numa alusão ao pinguim-adélia, inserido na parentalidade positiva e na capacitação parental. Trata-se de um projeto que visa uma estratégia preventiva para a promoção e proteção dos direitos da criança, baseada no conhecimento da realidade infanto-juvenil e que irá proporcionar mais capacitação, mais proteção, mais famílias positivas e mais inovação social. Um projeto que será implementado pela CPCJ de Celorico de Basto como salientou a presidente deste organismo. “Este será um projeto no qual iremos trabalhar por forma a melhorar a nossa estratégia contribuindo ativamente para a parentalidade positiva e capacitação parental com ações práticas e voltadas para as famílias”.