Revista Municipal nº 33

EKOPÁTEO percorreu centros escolares de Celorico de Basto

07-06-2018

O Município de Celorico de Basto, em parceria com a Suma, levou hoje, 4 de junho, o EKOPÁTEO, um conjunto de jogos tradicionais portugueses – macaca, glória, saco, entre outros, aos alunos dos 4 Centros Escolares do concelho, por forma a sensibilizar com atividades lúdico-pedagógicas, para as questões ambientais.

“Esta educação ambiental, com atividades lúdico-pedagógicas, junto dos alunos levará, certamente, a uma promoção efetiva de comportamentos pró-ambientais, não apenas junto dos adolescentes mas também junto dos adultos tendo em conta a influência intergeracional que o jovem exerce sobre o seu agregado familiar” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “A brincar, com jogos tradicionais, se aprende a ter um comportamento exemplar quando está em causa contribuir para um futuro sustentável e feliz”.

Durante o dia de hoje foram dinamizadas, por técnicos da Suma, atividades de exterior, nas escolas do 1º ciclo do ensino básico de Celorico de Basto, através do desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas, recorrendo a grandes lonas de chão, dados de esponja, coletes de sinalização, sacos XXL, e outros elementos mais animistas, abordando, de modo transversal, todos os procedimentos corretos de encaminhamento, acondicionamento e deposição de resíduos urbanos, assim como regras de prevenção de risco e rodoviária e de participação cívica.

De modo lúdico e informal, as crianças e seus educadores, foram envolvidos na proteção e defesa do espaço público, confrontando-se com a simplicidade das rotinas diárias necessárias para tal acontecer, através deste kit de grandes dimensões que, em simultâneo, promove a interação entre os participantes.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados