revista municipal nº 36

Em Celorico de Basto reuniu a Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios

30-04-2018

Foi aprovado o Plano Operacional Municipal para 2018

Plano mais rigoroso assenta sobretudo na vigilância e na fiscalização

As entidades que integram a CMDFCI reuniram, nos Paços do Concelho, para aprovar e verificar a operacionalidade do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

“Este ano e tendo em atenção o flagelo que o país viveu em 2017, verificamos a operacionalidade deste plano de forma mais rigorosa incidindo principalmente na prevenção e na fiscalização” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, Joaquim Mota e Silva. “Todas as entidades que integram esta comissão estão envolvidas e apresentam-se devidamente equipadas para intervir e salvaguardar pessoas e bens, no entanto a prevenção será o nosso foco e este ano particularmente estaremos mais atentos à limpeza das florestas, um fator muito importante e fundamental para conseguirmos diminuir o número de incêndios e combater os que possam existir de forma mais eficaz”.

Este plano incide nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo. Ações que contam com a intervenção de várias entidades, cada qual nas funções que lhe são confiadas, refira-se os Sapadores Florestais, a Equipa do Município de Celorico de Basto, a Afocelca, e os Bombeiros Voluntários Celoricenses. Paralelamente a estas entidades existem freguesias com equipamentos complementares de apoio ao combate. Neste plano está discriminado o esquema de comunicação de alertas, (rede de vigilância e deteção de incêndios), os setores territoriais de defesa da Floresta contra incêndios (de cada entidade e as ações que lhe estão determinadas), os locais estratégicos de estacionamento (para a vigilância e deteção dos incêndios florestais) e a cartografia de apoio à decisão (CAD).

O plano foi elaborado em consonância com o guia técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Município de Celorico de Basto 2020 - Todos os direitos reservados