Revista Municipal nº 33

Escola Profissional de Fermil foi a melhor escola portuguesa no Concours Général Agricole, em França

13-04-2018

A Escola Profissional de Fermil (EPFermil), em Celorico de Basto, foi o estabelecimento de ensino português melhor classificado no Concours Général Agricole, que decorreu no Salon International de l’Agriculture, em Paris, numa organização do Ministério da Agricultura e da Alimentação francês.

O evento premiou dois alunos do curso Técnico de Produção Agrária, da EPFermil-CB, na categoria bovinos e vinhos.

Desde 2004, que todos os anos, dezenas de jovens europeus, estudantes de agricultura ou enologia são recebidos durante o Salão Agrícola Internacional, em Paris, para participar no Concurso de Avaliação de Animais por Jovens (CJAJ) e no Concurso de Jovens Profissionais de Vinhos (CJPV). Este ano, foram selecionados 74 estudantes candidatos europeus, que durante dois dias realizaram provas práticas no decorrer do evento.

“É com orgulho e admiração que assisto à consagração desta escola e dos seus alunos pelo trabalho notável que tem vindo a ser desenvolvido e pela forma como tem representado o concelho, sempre ao mais alto nível” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, sempre atento ao rumo da educação no concelho. “Os cursos técnico-profissionais são cada vez mais valorizados e os seus profissionais cada vez mais requisitados em diferentes setores, num mercado de trabalho com falta destes profissionais que saem destas escolas prontos para exercer uma profissão ou aptos para entrar na universidade e aprofundar os seus conhecimentos” disse. “ A Escola Profissional tem vindo, ao longo dos anos, a formar muitos profissionais altamente reconhecidos no seu contexto profissional”.

Nesta edição de 2018, dois alunos da EPFermil-CB destacaram-se como os melhores portugueses do concurso. Tiago Machado e Fernando Lopes, ambos alunos do 12.º ano do curso Técnico de Produção Agrária, da EPFermil-CB foram os dois distinguidos nas provas práticas. O primeiro, no Concurso de Jovens Profissionais de Vinhos, tendo sido o 12.º classificado, num total de 24 finalistas; e o segundo foi o 18.º classificado num universo de 44 jovens finalistas.

Uma classificação que deixou orgulhoso o diretor da EPFermil-CB, Fernando Fevereiro, afirmando que “num universo tão amplo de jovens de toda a Europa, os nossos alunos terem sido, primeiramente, selecionados e depois bem classificados é uma prova do trabalho de qualidade que se desenvolve na Escola Profissional Agrícola de Fermil”. Acresce a esta classificação, o facto de a EPFermil-CB ter sido o estabelecimento de ensino português com melhor palmarés nos concursos.

Paralelamente a este evento a EPFermil-CB viu distinguida uma aluna que conquistou o 3º lugar no concurso Internacional de cozinha Castelo da Maia.

Numa vaga de prémios, a Escola Profissional de Fermil foi 3.ª classificada no 3º Concurso Internacional de Cozinha Castelo da Maia, que decorreu nos dias 28 e 29 de março, numa organizaçãoda Real Confraria Gastronómica das Cebolas e do Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia. A aluna Joana Torres, do 11.º ano do curso Técnico de Restauração-variante Cozinha/Pastelaria, da EPFermil-CB arrecadou o 3.º lugar do pódio com um prato de robalo com chutnley de cebola, que confecionou no decorrer do concurso.

Na competição estiveram cerca de 40 jovens cozinheiros de oito escolas de Portugal e Espanha.

“Ver os nossos alunos serem distinguidos nas suas áreas de formação é, sem dúvida, a prova de que estamos no caminho certo na preparação pedagógica e prática que proporcionamos aos nossos alunos”, reforçou o diretor da Escola.

Município de Celorico de Basto 2018 - Todos os direitos reservados