Revista Municipal nº 33

Espaço do Cidadão em Fermil e Gandarela aproxima serviços das populações

30-10-2017

Com a instalação destes dois balcões Celorico de Basto apresenta serviços de proximidade a cobrir todo o concelho

“Serviços funcionam numa lógica de rede integrada enquadrados em espaços que já existiam”

Decorreu no dia 27 de outubro, a abertura oficial dos espaços do Cidadão de Gandarela e de Fermil, dois serviços que aproximam os Serviços do Estado e Municipais das populações.

“Hoje assinalamos a abertura de mais duas valências em espaços que já existem e que apresentam agora, serviços do Município e do Estado mais próximos das populações e que podem ser tratados de forma simples e económica, poupando dinheiro e recursos” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O Espaço do Cidadão de Fermil está a funcionar no mesmo espaço físico onde estão a funcionar serviços dos CTT, e em Gandarela o Espaço do Cidadão ficou a funcionar no fórum da Gandarela, uma extensão da Biblioteca Municipal de Celorico de Basto com posto dos CTT. “Começamos por inaugurar o Espaço do Cidadão da Mota e com esforço e dedicação dos funcionários da autarquia, apesar dos avanços e recuos, com questões de formação e tecnológicas, conseguimos estes serviços. São serviços de proximidade, enquadrados com outros serviços, que permitem aos cidadãos tratar de variadíssimos assuntos numa lógica de proximidade que é partilhada pelo Estado, pelo Município e pelas Juntas de Freguesia” disse o autarca. O edil Celoricense afirmou tratar-se de um “projeto feliz, de uma ideia feliz, permitindo servir mais pessoas, com qualidade e em espaços com condições. Futuramente iremos implementar outros serviços tornando o Estado e o Município mais próximos das pessoas, numa lógica de descentralização que irá, por certo, fomentar o progresso e o desenvolvimento destas áreas do território” concluiu Joaquim Mota e Silva.

Os Espaços do Cidadão de Fermil e de Gandarela estão a funcionar na íntegra com recursos humanos e equipamentos para responder às necessidades dos cidadãos. São espaços com vários serviços onde os cidadãos podem tratar de assuntos relativos a ADSE nomeadamente Pedido/renovação de CESD e Entrega de documentos de despesa, a Carta de condução como a Revalidação, 2ª via, Substituição e Averbamento do grupo 2 (restrição 997), ao Portal do Cidadão nomeadamente pedido de alteração de morada, confirmação de alteração de morada do CC e alteração de dados do consumidor na EDP ou assuntos referentes

Município de Celorico de Basto 2017 - Todos os direitos reservados