Publicações
Boletim Municipal nº35
Notícias

Feira Anual de Sta. Catarina em Celorico de Basto é já este fim-de-semana

19-11-2019

De 22 a 25 de novembro irá ter lugar em Celorico de Basto a Feira Anual de Sta. Catarina, um certame que conta com a tradicional feira pela avenida principal de Celorico de Basto e com um vasta programação com destaque para o concurso pecuário, concelhio e regional, das Raças Autóctones e o concurso pecuário da Raça Holstein Frísia Interescolas Profissionais.

Chegas de bois, garraiada e corrida de cavalos farão parte da programação.

“A Feira Anual de Sta. Catarina é uma feira centenária que faz parte da nossa cultura e que procura dar enfoque aos tradicionais concursos pecuários sobretudo das raças autóctones como forma de valorização do nosso território e da nossa identidade” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara municipal de Celorico de Basto. O autarca reforça a importância deste certame na economia local, “uma feira que atrai milhares de pessoas e que é muito importante para a dinamização do comércio, do alojamento e da restauração, o que contribui consideravelmente para a promoção de um cartaz cultural ativo, dinâmico e que vai ao encontro daquilo que as pessoas procuram neste género de feiras”.

Esta é uma feira reconhecida pelas suas tradições muito particulares, segundo os mais antigos “é a altura em que se comem as últimas sardinhas do ano, voltando a ser boas apenas nos santos populares”, é também uma feira onde se compram os cobertores para fazer frente ao inverno e as árvores de fruto.

A programação para esta edição contempla dois concursos pecuários, no sábado, dia 23, para raças autóctones, e no domingo, dia 24 de novembro, para a raça Frísia. No sábado, irá decorrer ainda uma garraiada e o I TUNACEL – Festival de Tunas Universitários de Celorico de Basto, no domingo, terá lugar um passeio a cavalo, uma corrida de cavalos a passo travado e chegas de bois. Na segunda-feira, o Mercado Municipal irá acolher os jogos tradicionais promovidos pela Escola Profissional de Fermil.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por