Publicações
Boletim Municipal nº35
Notícias

Feira Anual de Sta. Catarina voltou a atrair milhares de pessoas à vila de Celorico de Basto

26-11-2019

Valorização das raças autóctones voltou a destacar-se na programação da feira.

A Feira Anual de Sta. Catarina decorreu em Celorico de Basto de 22 a 25 de novembro e como habitualmente o enfoque esteve na valorização das raças autóctones com um concurso pecuário a juntar produtores concelhios e regionais no Mercado Municipal.

Uma Feira que contou com uma programação abrangente para incentivar à visita e manter os usos e costumes inerentes às tradições locais como referiu o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, “as nossas gentes estão habituadas a visitar este certame, a assistir à programação promovida e a deambular pela feira adquirindo os produtos que precisam como os cobertores, os chinelos quentinhos, as sardinhas, as árvores de fruto, as alfaias agrícolas...” continuou dizendo que “neste certame valorizamos os concursos pecuários como pontos principais de atração mas não descuramos outras iniciativas, também elas, promotoras da cultura rural e do setor primário”. O autarca enalteceu ainda a organização do I Tunacel - Festival de Tunas Universitárias de Celorico de Basto, inserido na programação da Feira Anual da Santa Catarina, “bem demonstrativo do empenho dos jovens de Celorico de Basto que se envolveram de corpo e alma na organização de uma iniciativa que dinamizou ainda mais o certame e o comércio local e que continuará a ter o nossa colaboração para se tornar também uma tradição na feira anual de Sta. Catarina”.

Esta feira iniciou efetivamente no sábado, mas na sexta houve lugar para a serenata das tunas no Mercado Municipal. No sábado, de manhã, a programação incidiu no concurso pecuário de raças autóctones, raça Minhota, Barrosã e Maronesa, com uma participação ativa dos produtores locais. À tarde decorreu a garraiada também ela promovida no Mercado Municipal. No domingo, o principal foco de atração durante a manhã foi o concurso Pecuário Interescolas Profissionais da raça Holstein Frísia, que juntou no mesmo espaço, vários exemplares da raça frísia de várias escolas Profissionais sob a orientação da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto. Durante a manhã teve ainda lugar um passeio cavalo pelas ruas da vila de Celorico de Basto.

À tarde a programação incidiu numa corrida de cavalos a passo travado e duas chegas de bois. A Feira anual de Sta. Catarina terminou no dia 25 de novembro.

Este certame é centenário e é promovido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto em parceria com a Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto.

 

Município de Celorico de Basto 2019 - Todos os direitos reservados

Esta página é cofinanciada por...

Desenvolvido por